terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

RUI LUCAS ESTA DETIDO ILEGALMENTE HÁ 34 DIAS NA POLICIA DO CUANGO

RUI LUCAS ESTA DETIDO ILEGALMENTE HÁ 34 DIAS NA POLICIA DO CUANGO



CAFUNFO,7/02 - Rui Lucas, Membro do Secretariado Regional em Cafunfo, do Protectorado Lunda Tchokwe, esta detido ilegalmente no Comando da Policia do Cuango há 34 dias, desde o dia 4 de Janeiro do corrente, sem culpa formada, nem crime praticado, sem prisão legalizada pela entidade da PGR Municipal.


No dia 4 de Janeiro de 2017, realizou-se uma mega manifestação que reuniu cerca de 2.500 pessoas, numa acção popular e pacifica em Cafunfo de membros do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe.


Manifestação decorria sem incidentes, quando o Agente de uma esquadra movel sr Levi, atirou-se contra o cidadão Rui Lucas, a população não esperou e partiram contra o agente Levi, que foi de imediato evacuado para o Hospital em Malange, o mesmo já se encontra de boa saúde. O incompreebsível é, qual é o crime para manter o sr RUI LUCAS até hoje na cadeia?..


O artigo 2.º e 3.º da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, reconhece as liberdades e as garantias para os cidadãos e que a pessoa humana é inviolável, artigo 4.º, o mesmo se repete nos artigos segunte 5.º, 6.º, 7.º ETC, ETC,.


O Comando da Policia do Cuango, para além de estar a violar os direitos humanos inerentes a pessoa do Sr Rui Lucas, esta a cometer o crime de estar a escravizar e aprisionar inocentemente um pacato cidadão.


O Comando Províncial da Policia Nacional, a PGR, o Governo da Lunda-Norte, que explique publicamente a sociedade qual foi o crime cometido por este membro do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe para o manter preso até hoje?..



O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, solicita apoios da Comunidade Internacional, das ONGs Internacionais, da AMNTIA INTERNACIONAL, HRW a intervir em defesa da LIBERDADE DO ACTIVISTA RUI LUCAS, inocente a cumprir cadeia ilegal….