segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Policia atira a matar em Cafunfo província da Lunda Norte.





 Jovem de vinte anos de idade de nome Nato Romano foi atingido mortalmente por disparo de arma de fogo policial ao meio da manhã de hoje, 24.02 em Cafunfo, Municipio do Cuango, Provincia da Lunda Norte.




Os factos ocorreram na sequencia do rapto do soberano Mwanangana Malembe Yavo Samuel por um suposto grupo de supostos membros do comité de especialidades do partido no poder liderando pela Rainha Mwanakafunfo, que alegadamente se fazia acompanhando por dois agentes da corporação.



O  raptado disse que depois de torturado por agentes da corporação foi  igualmente detido com acusação de ser o fomentador de manifestações em Cafunfo.



A voz da América procurou ouvir o Intendente Avelino Quintas Manuel, Comandante da Policia em Cafunfo.



Os jovens inconformados com a detenção do soberano Malembe Yavo Samuel,  solto pelas onze horas, encontrando-se neste momento a receber tratamento particular em casa de um dos familiares, segundo fontes, prometeram manifestar-se contra a policia nos próximos dias.



A fonte disse que em retaliação os agentes dispararam a matar, não obstante terem levado o jovem Nato Romano ao hospital  já em situação de saúde grave.




A mãe do malogrado é também agentes da policia nacional em serviço no comando Municipal do Cuango. O Mwanangana Mwakapenda Kamulemba que condenou ja o acto, disse que a família  está a ser impedida chorar o seu morto. Aquela autoridade assegura que caso a policia não entregue o corpo as famílias dará ordens para o povo retira-lo da esquadra.



Lembro que ontem três activistas tinham sido detidos e soltos no mesmo dia. A cidade do Cafunfo converteu-se nos últimos dias palco de confrontos entre policias e populares.





Fonte VOANEWS/Portugues