sexta-feira, 25 de novembro de 2016

SECRETARIO GERAL INTERINO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE, QUE TAMBÉM ACUMULA AS FUNÇÕES DE SECRETARIO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E HUMANOS ESTEVE EM VISITAS DE TRABALHOS E CONTROLO AS REGIÕES

SECRETARIO GERAL INTERINO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE, QUE TAMBÉM ACUMULA AS FUNÇÕES DE SECRETARIO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E HUMANOS ESTEVE EM VISITAS DE TRABALHOS E CONTROLO AS REGIÕES


Fernando Muaco, Secretario de Direitos Fundamentais e Humanos em acumulação, Secretario Geral Interino, esteve em visita de trabalho e controlo as regiões no període do dia 10 à 20 do corrente mês, com uma Delegação de que fez parte a Secretaria Nacional da União da Mulher Lunda Tchokwe - UMULE, sra Cristina Luis e do Secretario Adjunto de Informação e Mobilização sr José Muatxingando.



  A delegação esteve na Lunda-Sul e rumou posteriormente para o Moxico, passou em revista as localidades de Cacolo, Capenda Camulemba e Cuango.



Em Saurimo, a delegação do Secretario Geral Interino reuniu em separado com os membros do Secretariado de Lucapa e Calonda, para medir o grau de organização e de mobilização, mais que palavras, as imagens falam por si.



Fernando Muaco, disse que a sua deslocação aquelas localidades foi de grande importância, porque permitiu observar o nível de organização das estruturas de base, permitiu também saber dos problemas que enfrentam no dia a dia e procurar as soluções adequadas ao momento.


O Secretario Geral Interino, fez saber que continua no terreno as violações aos direitos humanos e as perseguições por parte de agentes do Estado Angolano contra membros do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe. A contra propaganda, as intimidações e manipulação das populações por parte dos serviços secretos tem sido o prato do dia a dia.




Muaco, lamentou a introdução acelerada de grandes quantidades de Bebidas alcólicas naquela região, colocando toda a Juventude no alcolismo ao invês de se colocar empregos a disposição dos mesmos, ou comita que esta em falta, com preços exorbitantes para um povo que não tem onde encontrar dinheiro. Falau das pessimas condições nos hospitais e da falta de medicamentos, também nas farmácias privadas. O números de obitos diários é assustador, sobretudo na Lunda Sul.