domingo, 23 de outubro de 2016

ZECAMUTCHIMA REUNE COM O SECRETARIADO NACIONAL DA UMULE SOBRE O ENCAJAMENTO MASSIVO DA MULHER LUNDA TCHOKWE NA LUTA PACIFICA PARA AUTONOMIA

ZECAMUTCHIMA REUNE COM O SECRETARIADO NACIONAL DA UMULE SOBRE O ENCAJAMENTO MASSIVO DA MULHER LUNDA TCHOKWE NA LUTA PACIFICA PARA AUTONOMIA


O Presidente do Movimento do Protectorado, José Mateus Zecamutchima, reuniu recentemente em Luanda com o Secretarioado Nacional da UMULE-União da Mulher Lunda Tchokwe. A reunião analisou o encajamento massivo das mulheres a causa da luta pacifica sobre a autonomia da Nação Lunda Tchokwe, que foi considerada de muito positiva.


O Presidente exigiu as presente de que a mobilização deve continuar em todo o espaço Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte; acompanhada de seminários de capacitação das responsáveis e com estudos profundos da história dos povos da Lunda.


A reunião analisou a possibilidade de aumentar o Secretariado com mais responsaveis a nível de outros sectores; Alfabetização e questões ligadas a saúde para o meio rural, porque na realidade a mulher na Lunda Tchokwe, sobretudo a camponesa sofre destes males e não existe preocupação do Governo Angolano sobre a materia, basta lembra as mortes infantis em Saurimo e na localidade de Cafunfo.


Informou-se também da constituição de novos núcleos e a produção de cartões de membros, camisolas e outros meios de propaganda.


O Secretariado Nacional da UMULE, comprometeu-se a realizar uma consulta as mulheres e desta irão por iniciativa escrever para a Comunidade Internacional e aos Partidos Angolano, para se pronunciarem sobre a Questão Lunda Tchokwe, por causa do silêncio destes ou a ignorância sobre o assunto. Há três anos para cá, membros da Autoridade do Poder Tradicional Lunda Tchokwe, reuniram na cidade do Luena e decidiram escrever ao Presidente José Eduardo dos Santos para que reconhecesse o processo e diálogasse com o Movimento do Protectorado, essa carta foi ignorada.


Em Maio de 2015, a European Free Alliance, uma agrupação de mais de 45 Partidos e Associações Politicas da União Europeia também escreveu ao Presidente José Eduardo dos Santos para que reconhecesse o processo e estabelecer a Autonomia reclamada pelo Povo Lunda Tchokwe, o Presidente de Angola continua a ignorar o facto.



Várias iniciativas para uma solução de diálogo da sociedade civil tem sido ignorada continuamente pelo Presidente Angolano, que usando-se da demagogia nos seus discursos, apregoa o diálogo para qualquer tipo de conflito, carácter próprio dos tiranos, do que a mulher Lunda Tchokwe bem domina.