domingo, 16 de outubro de 2016

FALECEU SUA MAGESTADE REI LUNDA TCHOKWE MUATCHISSENGUE WATEMBO

FALECEU SUA MAGESTADE REI LUNDA TCHOKWE MUATCHISSENGUE WATEMBO


Itengo, 15/10 – Sua Majestade Rei Lunda Tchokwe, Carlos Manuel Muatxitambuia Muatchissengue Watembo, faleceu as 22 horas do dia 15 de Outubro do corrente ano, na localidade histórica do Itengo antiga capital do  Reino Tchokwe e residência Oficial do Rei que deixa o mundo dos vivos, vítima de doença prolonganda, aos 85 anos de idade, nasceu no ano de 1931.


O Monarca sofreu muito com a sua doença prolonganda, a sociedade e filhos Lunda Tchokwe, foram maus, nunca atenderam os vários pedidos de apoios solicitados, para que Sua Majestade fosse evacuado para o tratamento médico no exterior em hospitais especializados, nem se quer as empresas de exploração de diamantes presentes no perimetro do Itengo ofereceram tal apoio.


Sua Majestade o Monarca Muatchissengue Watembo, era pai de 28 filhos dos quais,   16 estão em vida e 12 faleceram, tem 61 netos e 18 bisnetos com vida.  Monarca deixa viúva senhora Maria da Conceição Mazaza.


Sua Majestade o Monarca Carlos Manuel Muatxitambuia Muatchissengue Watembo, da família e linhagem real, herdeiro do trono que nunca teve a sorte de ser intronizado porque assim quis o MPLA que desde 1975 até a data presente, o poder era difuso e sob usurpação.


O MPLA reconheceu o poder da Monarquia Tchokwe na pessoa do falecido Deputado José Satambi até 2003, altura em que, seu irmão Dumba Alberto Muacawewe assumiu os poder tradicionais com o apoio do Presidente José Eduardo dos Santos.


Tanto José Satambi, Alberto Dumba Muacawewe e Carlos Manuel Muatxitambuia, a briga do Poder tradicional é do fórum da mesma família e linhagem, o povo Lunda Tchokwe nos orgulhamos de termos alguém que é o nosso REI.


Sua Majestade Muatchissengue Watembo, foi um brilhante lutador, um homem lúcido, inteligente que nunca se curvou aos caprichos do regime do Presidente José Eduardo dos Santos. Ele era amigo dos seus inimigos, uma perca irreparavel, uma biblioteca e um arquivo da historia Lunda Tchokwe que acaba de se perder.


Como vivo Sua Majestade a sociedade Lunda Tchokwe durante os últimos 40 anos o ignoramos, será que, como morto haverá alguma solidariedade com a família enlutada?..


Haverá alguns apoios financeiros e morais para ajudar no enterro condigno que um Monarca merece?..


E o Presidente José Eduardo dos Santos, vai ignorar também a morte de Sua Majestade Muatchissengue Watembo, como o fez enquanto estava vivo?...


Tailandia, na Asia esta a chorar neste momento a morte de seu Monarca, o mesmo faz a Espanha, o Reino Unido, Holanda, Bélgica entre outros Reinados, e nós os Lunda Tchokwe?..





Mais informações na próxima edição…


Quais quer contactos deverão ser encaminhados ao sr Estevão, sobrinho de Sua Majestade falecido Muatchissengue Watembo, atráves do terminal  924 043 262 em Saurimo.