sexta-feira, 30 de setembro de 2016

LUNDA-SUL: MINISTRO DA EDUCAÇÃO PINDA SIMÃO ORDENA EXPULSÃO DO PROFESSOR QUE FALOU POLITICA NA SALA DE AULAS

LUNDA-SUL: MINISTRO DA EDUCAÇÃO PINDA SIMÃO ORDENA EXPULSÃO DO PROFESSOR QUE FALOU POLITICA NA SALA DE AULAS




O que é afinal a liberdade de expressão e o estado de direito, em países democraticos, como Angola? Quem afinal coagiu o MPLA a decretar o multipartidarismo em Angola? Senhor Ministro da Educação Pinda Simão, afinal qual é a razão de um professor não falar da política na sala de aula, sendo parte de formação e da preparação do futuro homem angolano aos desafios vindouros?



Na Lunda-Sul, silenciosamente, mais de 5% de Professores conotados com os Partidos da oposição angolana; UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA e, ou com ideais do Movimento do Protectorado, que reivindica por direito natural a autonomia da Lunda Tchokwe, foram expulsos da educação ou transferidos da cidade para as zonas rurais, distantes sem condições, para desistirem, culpando-os de abandonarem os seus lugares de trabalho.



O SINSE/SINFO outrora DISA,  Interfere nos processo educativo do ministério da Educação da Lunda - Sul em Saurimo, por orientação superior, vinda do Presidente da República José Eduardo dos Santos, conforme, as declarações do Director Províncial o mandadado a cumprir com as orientações.



O exercício  de função internacionalmente reconhecido liberal está sendo alvo de  interferências profunda de intenções pouco abonatório dos serviços secreto do MPLA a mando do titular da Educação Pinda Simão.



Tudo acontece com cenários repetitivos semelhante ao que os factos seguintes  Narram.



Á um ano atrás um professor  Licenciado em Pedagogia na Especialidade de Sociologia,  Simão Capitango  foi suspenso e transferido para uma escola rural só por ter argumentado conteúdos programados, com tempo que lhe favorecia exemplificando a respeito do contexto real angolano conforme as exigências de temas transversais. Os elementos do SINSE/SINFO ao serviço da Direcção Provincial da Educação na Lunda-Sul, informaram aos seus superiores, o resultado conforme explicado.



 De momento, Tudo tornou-se moda na Lunda-Sul,   muito recentemente o seu substituto  professor  Ismael em funções é alvo duma suspensão sem procedimento jurídico e por ordem do Director Provincial da Educação SAKAGIMA, só porque  numa aula em que usando o método de argumentação e exemplificação; comparou os programas emitido pela TV Globo e a TPA,  fez uma referência  entre o nível cultural das populações angolanas atingida com os programas e o nível da compreensão e adaptação dos mesmos,  a  qual teve a replica dum dos seus estudante da 10ª classe, por sinal sobrinho do Diretor Provincial da Educação.



O professor Esmael só por ter comparado os níveis de compreensão da população Brasileira relativamente a população Angolana, os seus tetratores do SINSE/SINFO, enviaram de imediato o sinal demolidor, sendo visto como comovente de actos politico em recintos escolar, castigo máximo suspensão, se reclamar, expulsão, afinal o Ministro da Educação de Angola, já havia recomendado que na Lunda os professores não podem falar da politica, muito menos de comparações em temas transversais.



O Director do respectivo Instituto de formação de Professores de Saurimo IMNE, nada pode fazer, porque ele também corre o risco de ser expulso se tentar defender o Colega Professor e seu subordinado.



Sem que constituísse  uma comissão de  inquérito a respeito, o Director provincial da Educação da Lunda-Sul, repetidamente agem sem o consentimento de instituições educativas respectivas, em cujo cenários de interferência tem sido iguais, e, o faz, porque goza da imunidade da Governador e do Ministro da Educação que tem recebido inumeras queixas e nunca vem de Luanda reacção nenhuma.



Ora vejamos o que afinal de conta esse Director e a mando de que procede a imposição de não os professores proceder a pronunciar-se sobre questões politicas?



Pergunta-se o que é um professor  das ciências Humanas, tal como o da Historia, da Sociologia, da Psicologia, da Ética, do Direito a Filosofia, ou do empreendedorismo pode argumentar ou exemplificar nos conteúdos de ensino numa sala?  Em que se baseam estas ciências humanas no seu dia-à-dia?



Senhor Ministro da Educação de Angola, sensato, seria se o MPLA, duma vez para sempre, viesse ao terreiro e oficialmente diga, não queremos ouvir mais a se falar da UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA e nos programas de ensino coloquem as materias a serem leccionados onde que não se fale da politica…



Expulsar ou suspender professores por capricho de um Director Provincial como forma de intimidar opositores ao regime, não lhe fica bem na fotografia o MPLA que quer voltar a ganhar nas eleições de 2017 na Lunda – SuL.



Expulsar ou suspender professores, quando o proprio Ministro acaba de anunciar a contratação no proximo ano,  mais de 10.000 professores para o país, pode ser visto como alguma manobra eleitoral do MPLA, a verdade pode ser outra que o Director Provincial da Educação na Lunda-Sul sabe…




Por Ngongo em Saurimo