quarta-feira, 10 de agosto de 2016

EM CAMBULO LUNDA NORTE POLICIA E FAA ATACAM ZONA AUTORIZADA DE EXPLORAÇÃO ARTESANAL DE DIAMANTES, GARIMPEIROS DISPERSOS COM MORTES E DESAPARECIDOS

EM CAMBULO LUNDA NORTE POLICIA E FAA ATACAM ZONA AUTORIZADA DE EXPLORAÇÃO ARTESANAL DE DIAMANTES, GARIMPEIROS DISPERSOS COM MORTES E DESAPARECIDOS



 Última hora, incidente no Nzaji Lunda Norte, com elevado número de desaparecidos e mortos pelos ataques da Policia e FAA por contabilizar entre mais de 1000 garimpeiros junto do lago nas margens do rio Luembe..



Nzaji – 9/08, Ontem  dia 9 de Agosto de 2016, a Policia Nacional de Angola da Provincia da Lunda-Norte e as Forças Armadas, atacaram zona de exploração  artesanal de diamantes autorizada com licença, junto a margem do rio Luembe. O ataque indiscriminado, dispersou mais de 1000 garimpeiros que se encontravam na área, com tiroteio que se estendeu, desde as 16 horas às 21 horas de acordo com testemunhas no local.


Testemunhas dizem que, de acordo com os primeiros sobreviventes a este ataque, de muita gente que se afogou na lagoa, onde os referidos garimpeiros tentavam secar a água, para depois retirar o “cascalho” das profundezas do lago.



Não há ainda dados oficiais dos que morreram, apanhados pelas balas disparadas indiscriminadamente entre os garimpeiros pela Policia e as FAA, contudo, as proxímas horas serão importantes para informações circunstanciados deste ataque numa zona em que o próprio Governo terá dado autorização de exploração artesanal desde 2012.


Mais um acto bárbaro  do regime tirânico na Lunda Tchokwe, tal igual o acto de  desaparecimento de mais de 174 cidadãos em Junho de 2015 na localidade de Cafunfo.


Noticia em permanente actualização,….



Por Jaime Mulonga no Dundo