quinta-feira, 16 de junho de 2016

CALONDA E LUCAPA SITIADAS PELA POLICIA DE INTERVENÇÃO RÁPIDA – PIR, O PÂNICO TOMOU CONTA DOS POPULARES COM SUPOSTAS RUSGAS A ESTRANGEIROS, RAPTOS E PRISÕES ARBITRARIAS CONTRA GARIMPEIROS

CALONDA E LUCAPA SITIADAS PELA POLICIA DE INTERVENÇÃO RÁPIDA – PIR, O PÂNICO TOMOU CONTA DOS POPULARES COM SUPOSTAS RUSGAS A ESTRANGEIROS, RAPTOS E PRISÕES ARBITRARIAS CONTRA GARIMPEIROS


Há um mês para cá, o regime tirânico envio uma Brigada da Policia de Intervenção Rápida – PIR no Município do Lucapa, consequentemente em toda a extensão; Xacassau, Cabo Catanda, Capaia e em algumas algumas aldeias, sobretudo onde a existência de rios e riachos de exploração artesanal de diamantes.


A acção da PIR tem sido cruel, uma vez que, eles estão a espancar cidadãos inocentes, populares indefesos, e a matar pessoas nas matas de acordo com relatos de “Muananganas”, Sobas cujo aldeias foram atingidas.


Nas zonas de garimpo, a PIR esta a expulsar garimpeiros e apoderar-se dos seus instrumentos de trabalho; pas, enxadas, picaretas e o cascalho, para além de eles substituir outros garimpeiros para trabalhar para eles.


Em Lucapa e Calonda, a Policia da PIR estão a prenderem Motorizadas, Bicicletas e a revistarem casa por casa dos cidadão sem mandado nem explicação para o efeito.


A rusga a estrangeiros, não passa de conversa para o boi ver, já que eles prendem-os de manhã e a tarde estão novamente nas ruas.


Populares dizem que a Policia da PIR esta a trocar em Calonda e Lucapa a permanência dos estrangeiros  por valores e somas monetárias. O pânico se instalou na localidade, parece no tempo da guerra civil angolana UNITA e o MPLA que terminou em 2002 e ceifou vida milhares de pessoas por capricho e o egoísmo do poder.


Assim, a Policia da PIR de Angola vai continuando a realizar acções de todo o tipo, humilhando o povo Tchokwe na sua própria terra.


Ontem dia 15 a PIR matou um cidadão na localidade de "HAMBOCA", em Calonda, um  Garimpeiro, de acordo com testemunhas oculares, se trata de um MALIANO ou cidadão da RDC. 


Por outro lado, informações de fontes próximas da Policia da PIR, dizem que um General das FAA de nome "VANDRIER", tem sido o logística dos elementos da PIR que estão a semear  o pânico e mortes gratuitas de garimpeiros em Calonda, ele é o potencial comprador dos diamantes desta localidade e um dos autores materiais de todos os males que estão acontecendo... voltaremos a noticia....



Por Martins Sapalo em Lucapa