terça-feira, 29 de março de 2016

PRESIDENTE DO PROTECTORADO, ZECAMUTCHIMA ESTEVE EM VISITA DE TRABALHO NO INTERIOR DA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE

PRESIDENTE DO PROTECTORADO, ZECAMUTCHIMA ESTEVE EM VISITA DE TRABALHO NO INTERIOR DA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE




O Presidente do Movimento do Protectorado, José Mateus Zecamutchima, trabalhou durante a semana, entre o dia 18 á 27 de Março de 2016, no território da Nação Lunda Tchokwe, concretamente nas localidades de Capenda Camulemba, Lunda-Norte, Saurimo, Lunda-Sul e Luena no Moxico, com membros da Autoridade do Poder Tradicional especificamente. Durante a sua estadia, manteve alguns encontros com responsaveis do Movimento nas localidades por onde esteve.



Nesta sua deslocação, o Presidente Zecamutchima, fez-se acompanhar por uma importante Delegação de Membros do Secretariado Nacional da Organização e da União da Mulher Lunda Tchokwe - UMULE, onde integrou também o Muene Capenda Camulemba e Muamalundo.



Fez parte da Delegação do Presidente Zecamutchima; Xavier Txinubua, Secretario para os Assuntos da Autoridade do Poder Tradicional, Fernando Muaco, Secretario dos Direitos Fundamentais e Humanos, Domingos Samujaia, Secretario de Informação e Mobilização, Lito da Costa, Secretario da Disciplina e Jurisdição, Fidel Sonhi Muandumba, Director do Gabinete do Presidente, Jone Samassanza, Secretario Regional de Cafunfo, Emanuela Jonasse, Secretaria Adjunta da UMULE no Cafunfo e o sr, Baptista Estraga Mualunga, Conselheiro para Assuntos Estratégicos do Presidente.



O ponto mais alto da visita do Presidente do movimento do Protectorado, foi o encontro com Sua Majestade Rei Lunda Tchokwe Muatxissengue Watembo, no seu Palácio na localidade do “SUEJA” há cerca de 35 km a norte da cidade de Saurimo.


A conversa com Sua Majestade o Rei Muatxissengue Watembo, foi a busca de soluções de diálogo com o Governo de Angola sobre a questão da Autonomia da Nação Lunda Tchokwe – Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte, de forma pacífica, o envolvimento da Autoridade do Poder Tradicional no processo reivindicativo do direito legítimo e natural, campanha para esclarecer o nosso povo e a sociedade Lunda Tchokwe no geral,  da nobre causa e desmistificar as mentiras dos agentes do regime tirânico.


O capitulo da Violação aos Direitos Humanos em toda a extensão Lunda Tchokwe, também foi revista no encontro. Falou-se também dos acontecimentos internacionais, sobretudo no médio oriente, na Europa e em África.



O Gabinete do Presidente do Movimento do Protectorado, aproveita esta nota informativa para Informou que a organização que dirige, vai recorrer a mediação de personalidades nacionais ao processo Politico Lunda Tchokwe com o Governo Angolano. Personalidades que serão anunciadas publicamente ao longo deste semestre quando as condições estiverem reunidas, e for encontrada o concessão com a autoridade do Governo de Angola, como  primeiro passo de uma série de iniciativas em busca da paz e da estabilidade nesta região de África Austral e dos grandes lagos, endémico de conflitos armados e violência continuada, sem descurar o envolvimento da Comunidade Internacional, a União Europeia, União Africana, a ONU, Instituições, Agências das Nações Unidas, ONGs e Organismos Políticos sobre a matéria de conflitos.


Acerca de visita do Presidente do Protectorado no interior da Nação Lunda Tchokwe, o Comité Politico e o Secretariado Executivo irão emitir um comunicado de imprensa durante a semana.



Nota informativa Gabinete do Presidente