terça-feira, 29 de dezembro de 2015

POLICIA DA GUARDA FRONTEIRA COBRA PORTAGEM ILEGAL DE 500,00 KZ A PEÕES NA PONTO DO RIO CUANGO

POLICIA DA GUARDA FRONTEIRA COBRA PORTAGEM ILEGAL DE  500,00 KZ A PEÕES NA PONTO DO RIO CUANGO




O Governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, disse recentemente no Jornal Nova Gazeta, que há sensivelmente 7 anos, ele governa a Lunda Norte, desconhece a existência de violações  de direitos humanos, ou seja, nunca recebeu familiares a revindicarem seus ente queridos barbaramente assassinados, não conhece nenhuma impunidade naquele território, nega peremptoriamente que tais actos tivessem lugar, acredita piamente que as forças de segurança e ordem interna da Policia Nacional, seus agentes não cometeram crimes de assassínios e outros; para nós, o senhor governador não vive na terra, mas sim no cosmo.


O governador do regime tirânico e colonizador da Nação Lunda Tchokwe, JES/MPLA,  disse que, as organizações da sociedade civil e da defesa dos direitos humanos  falam atoa, mas a sua consciência como médico, lhe acusa o sentimento de culpa por estar a mentir, senão vejamos esta situação que teve lugar ontem dia 27 de Dezembro de 2015 na localidade de Cafunfo.


A estrada que liga Cafunfo para Camaxilo, passa por rio Cuango, em cuja ponte é considerado “PONTO ZERO”, nela a Policia da Guarda Fronteira, que seu lugar é mesmo na fronteira com a República Democratica do Congo e não no interior do país, há muito tem estado a cometerem crimes de burla e de extorção de forma publica e na maior das impunidades, sob conhecimento da autoridade competente do Governador Ernesto Muangala, que em cada quinze dias, faz sempre alguma  visita de campo nos Municípios do Cuango, Caungula, Capenda Camulemba e do Xá Muteba.


No “PONTO ZERO”, da ponte do rio Cuango, conforme relatos da população, a Policia da Guarda Fronteira cobra 500,00 Kz ilegais de portagem a peões e mais de 1000,00 Kz para Bicicletas, Motorizadas e Viaturas. Se o cidadão visado não possuir o dinheiro, a solução da Policia é bater, torturar ou mesmo assassinar.


Foi o que aconteceu com o cidadão Nacional Lunda Tchokwe  Armando Likuwenu, na fotografia que anexamos, de 31 anos de idade, natural de Camaxilo, quando no dia 27 do corrente, por volta das 14 horas, ao passar pela ponte em cujo Posto Policial da Guarda Fronteira, também conhecido “PONTO ZERO”, a quem devia pagar a ilegalidade de portagem dos tais 500, 00 Kz, como não as tinha, foi brutalmente espancado, lhe partir o membro superior, sorte podia ser morto.

A Portagem, é um tributo que se paga pelo trânsito nas auto-estradas, pontes, etc, para compensar a manutenção e o melhoramento da infraestrutura da referida via ou ponte e  permitir recuperar o dinheiro investido na construção. As viaturas e os motociclos, segundo as suas cilindradas, as únicas que pagam portagens, os peões não pagam portagens em nenhuma parte do mundo.



Será que  este é o caso? Absolutamente, não é... O que se passa no “PONTO ZERO” sobre a ponte do rio Cuango para o Camaxilo, é simplesmente abuso de poder do colonizador sobre os colonizados, adestrados ou domesticados por outros seres humanos, superiores a ele. 


Lembramos que , o adestrado têm necessidades, possuem sentimentos, emoções, segurança e equilíbrio que o domador devia no mínimo respeitar, sobretudo, respeitar a vida.