segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

MINAS TERRESTRES EM CAFUNFO, MAIS UM CIDADÃO NACIONAL LUNDA TCHOKWE ASSASSINATO NO XÁ MUTEBA

MINAS TERRESTRES EM CAFUNFO, MAIS UM CIDADÃO NACIONAL LUNDA TCHOKWE ASSASSINATO NO XÁ MUTEBA




A situação  na região da Lunda-Norte, sobretudo, nos Municípios do Xá Muteba, Cuango, Caungula e nas localidades da Muxinda, estão a se tornar muito perigosos nos últimos dias das últimas semanas do final do ano de 2015.


Em 2002, a guerra civil Angolana, acabou com a morte em combate de Jonas Malheiro Savimbi, com ele, o fim das minas terrestres, o que nos últimos tempos permitiu a circulação de bens e pessoas, Angola declarou-se livre destes artefactos mortiferos, não se compreende que os mesmo artefactos mortiferos voltem a aparecerem nas nossas estradas.


Duas minas foram desactivadas nesta semana na localidade de Cafunfo; a primeira foi encontrada dia 15 do corrente mês, na estrada muito frequentada Cafunfo/Cuango, há cerca de 8 Km, junto do Bairro Muana Txime, e a segunda mina foi hoje sabado 19 de dezembro encontrada por detrás da escola do II Ciclo de Ensino de Cafunfo Sul.


Este fenomeno é novo por cá, as vias são utilizadas por milhões de pessoas e meios como, motorizadas, viaturas, em fim, as escolas como sabemos, ai estudam os nossos milhões de filhos menores de idade, o que pretendem essas pessoas que estão a colocar as minas nestas localidades?..


Querem mais um monte Sumi na Lunda Tchokwe por via de mitilação da população colocando minas nas vias?


Lembramos que desde Junho de 2015, que mais de 174 cidadãos Lunda Tchokwe, estão desaparecidas, misteriosamente, sem o rasto, o Governo do Presidente José Eduardo dos Santos, nunca emitiu alguma opinião sobre o assunto.



Estes artefactos, pertencem a forças militarizadas, únicas autorizadas; Policia Nacional, Forças Armadas e forças da ordem e segurança. É  urgente que as autoridades competentes do Governo de Angola, do Estado Maior General das FAA e do Comando de Policia Nacional, tomem as devidas medidas na busca dos possíveis autores que querem semear mortes gratuitas na Lunda Tchokwe. É  urgente que se ponha cobro as impunidades de assassinados.


Zeca Mwandanji encontrado morto!..


O malogrado foi encontrado morto com sinais evidentes de tortura no Bairro Ngana Andre Xá Muteba, no rio Lukola, bastante frequentado pela população local, zona circunvizinha com a presença da Policia Nacional e algumas empresas de segurança privada para projectos de exploração de diamantes.


Zeca Mwandanji, filho de Mwandanji e de Huenu Kalwena, natural do Cuilo, nascido aos 04 de Julho de 1985.


Há pouco menos de 50 dias, foram assassinatos três cidadãos Nacionais Lunda Tchokwe, na mesma localidades ou seja Xá Muteba e Cuango. A Policia Nacional e as autoridades Administrativas dos dois Municípios nada dizem, nada esclarecem...


Qual é a dificuldade que tem os orgãos de defesa e segurança de capturarem os autores destes assassinados?..Quem esta detrás destas mortes?.. O que se pretendem com estas mortes?..Revolta popular?.. O que ou quem pretendem atingirem?..


O Governo Angolano, não está, nunca esteve interessado ou preocupado com o que acontece ao povo Lunda tchokwe, excepto o saque dos diamantes, só assim pode justificar o silêncio absoluto das autoridades de Luanda, diante de tantos assassinados, sendo uma região com a presença de uma componente militar e policial acima do regulamentado.