quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

DIRECTOR DE EDUCAÇÃO DA LUNDA SUL, SAKAGIMA CONTRA A FORMAÇÃO E ENSINO DO POVO LUNDA TCHOKWE

DIRECTOR DE EDUCAÇÃO DA LUNDA SUL, SAKAGIMA CONTRA A FORMAÇÃO E ENSINO  DO POVO LUNDA TCHOKWE


O povo Lunda Tchokwe, não esta preocupado com os Partidos Politicos da colonia de Angola; nem com as simpatias de vontades partidários de alguns perdidos, porque a Educação e Ensino é um assunto sério que não deve ser confundida com as campanhas eleitoralistas.


Seguramente que, tanto o MPLA, a UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA, Bloco Democratico e o PDP-ANA, enquanto desejosos para cada um deles Governar algum dia Angola, incluindo a Nação Lunda Tchokwe, haveriam de discurar a questão da Educação e Ensino, a Saúde e a segurança alimentar como prioridade das prioridades nos seus programas da governação.


O Director da Educação da Lunda Sul, Sr Sakagima, em vez de preocupar-se com a Educação e o ensino que o seu MPLA negou ao povo Lunda Tchokwe desde 1975, quanto este usurpou a Nação Tchokwe, tornou-se um doente mental, na defesa das incompentências do “M”, culpa a oposição dos Partidos Politicos Angolanos como se fossem aqueles que impedem o bom desempenho deste sector na província.


Os actuais professores e o orçamento é do MPLA/Governo de Angola, não tem nada haver com a oposição, até porque, a mesma oposição não tem pernas para tanto, nem para influênciar a Educação, muito menos os educandos, que na sua maioria são coagidos a pertencer a JMPLA de que o mesmo SAKAGIMA foi membro.


O Sr SAKAGIMA, esqueceu que a Educação e o Ensino, chegou no território da Nação Lunda Tchokwe – Kuando Kubango, Moxico e o antigo distrito militar da Lunda, nos anos 50 ou seja em 1950, os primeiros beneficiários, eram Áfricanos assimilados de Angola e filhos de Comerciantes Portugueses; Malange, Bié, Huila, Províncias limitrofes com aquela Nação, de acordo com a cobertura escolar Angolana de 1870 á 1920, fonte o livro “Primeiras Letras em Angola” do autor MARTINS DOS SANTOS, edição da câmara  municipal de Luanda de 1973.



Queremos fazer lembrar ao Sr SAKAGIMA Director da Educação da Lunda Sul e a muitos filhos Lunda Tchokwes perdidos, que até 1975, os nacionais Tchokwes que quizessem ser Angolanos, partiam para os arquivos de identificação de Malange, Bié e Huila para obterem o bilhete de identidade.


A proposito desta nota, Partidos Políticos da Oposição Parlamentar na Lunda sul são acusados de mentores dos distúrbios que provocou acidentes aos estudantes e professores da escola de formação de professor de Saurimo na Lunda Sul no dia 10 do mês de Dezembro quando esses realizavam provas de recursos nas diferentes cadeiras e classe, de períodos diferentes duma só vez o que criou o fluxo e abarrotados de estudantes nas salas e no edifício em escombros  já oçamentado cabimentado com uma verba de mais de cinco milhões de dólar para a reabilitação e nunca  foi possível passado os cinco anos.



O velho e cansado edifício sem a devida reabilitação cinco anos depois voltou a reabrir  funcionando ao público nas condições anterior e mais degradante  antes à evacuação.


 O Director provincial de educação Isaías Sakagima que não conteve a emoção acusa os estudantes da escola onde houve o pânico  que provocou vários acidentados com ferimentos graves e ligeiro como sendo indivíduos ligados com partidos de oposição, com intenções de criar o distúrbio Ideológico pré-eleitoralista.


 O Director não provou a acusação, reafirma a sua posição radical de suspender todos os alunos parte integrante da turma de Língua portuguesa das 11ª classe que faziam parte dos recurso onde se encontrava o aluno com problemas de  epilepsia que na altura não aguentou com o tremor do “IL” que sobrevoava a escola provocando a explosão duma das lâmpada da sala, e que criou pânico assustadora aos demais forçando-os a retirar das salas alarmando outras turmas que também não conteve o pânico que resultou no ferimento à dezenas de estudantes e professores.


A culpa como não morre solteira agora é visto como uma acção organizado intencionalmente pelos alunos com a capa partidária. Se assim for, toda a culpa deve em primeiro lugar recair a própria direcção institucional que intencionou e arquitectou o abarrotado de alunos num só período sem ter em conta a capacidade institucional de absorver um elevado número de estudante de vários períodos e classe para realizar exames no período único do só dia. 


Encarregados dos estudantes afectos a questão, que contactaram o Blog acusam a direcção actual de educação e da escola de incompetente e de ter criado a confusão gananciosa, como é logica no final do ano escolar.



A Educação na Lunda Tchokwe tem de mudar, para que isso aconteça, tem de haver obrigatóriamente o Governo Autonomo, o resto, estaremos na mesma com o dito e não dito do colonizador e tiráno de Angola.