segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

COMUNICADO - PRESENÇA DO PRESIDENTE DO PROTECTORADO NA CONFERENCIA DE WINDHOEK SOBRE MOMENTO KAIROS O CASO DE ANGOLA

COMUNICADO DE IMPRENSA





Sobre a participação do Presidente do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe da Conferência Internacional denominada “Retiro Kairós – Windhoek” – Justiça Transicional na África Austral – Caso de Angola.


A presença ao mais alto nível neste evento, é o sinal inequívoco de que África e o Mundo, reconhecem o direito a luta legitima do Povo Lunda Tchokwe, sob liderança do Movimento do Protectorado, para o restabelecimento da Autodeterminação por via de uma ampla Autonomia, o nosso direito inalienável é Independência ou seja a separação de Angola.


Ao povo Lunda Tchokwe!..


Um povo integro aos seus valores éticos e morais e consequente aos seus princípios, dificilmente é vencido, por causa do seu patriotismo em defesa da sua Nação e da sua soberania, símbolo da dignidade e liberdade. São estes valores a que estamos chamados, para que, cada filho Lunda Tchokwe deia o melhor de si. A comunidade internacional esta a fazer a sua parte.



Os objectivo da luta do povo Lunda Tchokwe  e o seu legitimo representante o movimento do protectorado, podem ser conferidos em quatro pontos importantes;


1- A defesa dos direitos políticos e civis do povo Lunda Tchokwe, o exercício do direito à auto-determinação em conformidade do artigo 19.º, 20.º e 21.º da Carta Africana dos Direitos Humanos  e dos povos, da carta da ONU e da Declaração Universal dos Direitos Humaos, o direito legítimo histórico natural em conformidade com a Conferência de Berlim 1884 -1894, dos tratados de protectorado celebrados com Portugal, direito de acesso à independência por via de uma ampla autonomia e autentica, democracia participativa, defendendo a unidade territorial desde o Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte, e a unicidade de Angola, como Nação das Nações, onde a diferença não deve ser confundida  com a xenofobia, nem com o trabalismo, racismo ou qualquer tipo de extremismo.


2- A defesa dos direitos das massas e da igualdade: Para uma Sociedade de redistribuição da riqueza, a luta contra o desemprego, a precariedade e a pobreza extrema, a defesa dos serviços públicos, a criação de mecanismos de controlo progressivo sobre a economia e a implantação de políticas efectivas para garantir  a igualdade de gênero.


3- A defesa do território contra a agressão ecológica por via da exploração dos diamantes e urbana, a destruição do meio ambiente, a defastação das nossas florestas para o benefício de um grupo de individuos colonizadores sem deixar progresso nem desenvolvimento sustentável.


4- A defesa das línguas e da identidade nacional Lunda Tchokwe: a unidade das línguas, o estatuto oficial das mesmas em toda a Nação Lunda Tchokwe, o estabelecimento das  indústrias culturais, o reforço do tecido cultural de raiz popular como parte importante dos nossos custumes e usos, a luta  para as massas desfavorecidas, o respeito pela natureza e a construção de uma sociedade igualitária, integrada e inclusiva sem distinção étnica ou religiosa, desde o Cazombo, Zambeze ou Liambeji e Kassai ao Lui, e do Chitato ao Dirico.


Os participantes  ao Retiro de Windhoek sobre o Novo Momento de Kairós Justiça Transicional para a Africa Austral, tomaram conhecimento destes 4 pontos importante da luta para o estabelecimento do direito legitimo da Autonomia Lunda Tchokwe.


O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, congratula-se com os organizadores deste evento, e esperamos que venham, mais e mais KAIRÓS.


Luanda, aos 14 de Dezembro de 2015.


Movimento do Protectorado

Lunda Tchokwe