sábado, 8 de agosto de 2015

SECRETARIADO REGIONAL DO CUANGO DA UMULE REUNIU PARA BALANCEAR ACTIVIDADES DO II TRIMESTRE DO ANO EM CURSO

SECRETARIADO REGIONAL  DO CUANGO DA UMULE REUNIU PARA BALANCEAR ACTIVIDADES DO II TRIMESTRE DO ANO EM CURSO




O Secretariado Regional do Cuango da União da Mulher Lunda Tchokwe – UMULE, organização feminina do Movimento do Protectorado, esteve reunida durante a semana de 3 á 7 de Agosto do corrente, com mamás idas do Luzamba, Muxinda e outras localidade para balancear as actividades realizadas durante o II trimestre, constatntes do seu plano do primeiro semestre.


A reunião que foi presidida pela Secretaria Regional, senhora Cristina, contou com a presença de convidados membros do Secretariado Regional do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe e de alguns membros do Poder Tradicional.



Questões ligadas a Mobilização, reforço da capacidade de acções administrativas, estudo dos estatutos do movimento, questões de ordem organizativa, criação e administração dos núcleos, compilação e ordenamento de dados dos membros foram a tonica do evento, que serviu para planificar outras actividades para o III trimestre do ano.



O Secretariado Regional da UMULE aproveitou a ocasião para transmitir aos presentes a mensagem verbal do Presidente do Movimento do Protectorado José Mateus Zecamutchima, de encorajamento, de muito empenho e entrega das mamas a causa justa, de disciplina e organização e de uma mobilização continuada, não temer ameaças e perseguições do regime tiránico que não quer diálogar nem reconhecer a autonomia que é um direito legítimo do povo Lunda Tchokwe.



Os presntes passaram em revista os últimos acontecimentos de Cafunfo, o desaparecimento de 174 cidadãos nacionais Lunda Tchokwe rusgado pela Policia Nacional em Junho último do corente. Debrusaram-se da Carta vinda da EFA uma agrupação de 45 Partidos da União Europeia para o Presidente José Eduardo dos Santos, onde lhe é exigida, fim com as violações aos Direitos Humanos e o restabelecimento da Autonomia, bem como a entrevista do Presidente do Protectorado Eng.º José Zecamutchima a Revista Figuras e Negócios N.º 161 de Maio de 2015, na rubrica Pagina Aberta.



Congratularam-se com a Missão Externa, os seus Representante na Europa que tem feito um trabalho Diplomático de grande dimensão, levando aquele continente informações sobre a nossa história e a luta pela Autonomia.



Tomaram conhecimento sobre a participação da Presidência na 1.ª Conferência Organizado pela AJPD, Open Society e a CC sobre o “Direito à verdade e à memoria colectiva como direitos humanos na construção do estado democrático de direito”, o encontro com o Representante da ONU em Angola e do Representante da União Europeia.



De realçar que, para além da UMULE, o movimento conta também com a organização juvenil, JUPLE – Juventude Patriotica Lunda Tchokwe, que também vai balançar as suas actividades nos próximos tempos.


A reunião terminou com monção de apoio aos esforços organizativos da líderança da Presidência do Movimento José Mateus Zecamutchima.


Cuango, aos 7 de Agosto de 2015

Secretariado Regional da UMULE