quinta-feira, 13 de agosto de 2015

REFLECTIR LUNDA TCHOKWE

REFLECTIR LUNDA TCHOKWE


No passado recente, ou seja a um século para cá, exactamente 1885 até 1975, Muantiânvua, Muatchissengue, Cazembe e outras nobrezas Lunda Tchokwe daquela epóca, não eram Engenheiros, não eram Doutores, não eram Juristas, não eram Jornalistas, nem eram professores catedraticos de Universidades, não tinham intelectualidade cientifica, não admitiram nunca a subalternização de nenhum Reino Africano a submeté-los a seus vassalos.



Os Europeus chamaram-lhes de povo indigena, sem cultura ocidental, sem civilização, povos primitivos, mas estes nossos Patriarcas, mantiveram a dignidade de não serem subjugados, obrigaram a Europa com o seu poderio militar, financeiro, cientifico e de conhecimento da escrita, dominio de jurisprudência, ajoelharam-se, assinaram  tratados com eles, sendo indigenas.




Porque hoje, tantos Lunda Tchokwe Engenheiros e Doutores que osoms, permitimos a subalternização? Porque nos curvamos diante da colonização? Porque batemos palmas quanto somos subjugados? Porque permitimos a prostituição das nossas filhas? Alguma coisa que não esta certo...precisamos urgentemente refletirmos quem somos, porque tão humildes diante de maus tratos!..