quarta-feira, 13 de maio de 2015

VICE – PRESIDENTE DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE EM TRABALHA DA ORGANIZAÇÃO NO MOXICO

VICE – PRESIDENTE DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE EM TRABALHA DA ORGANIZAÇÃO NO MOXICO



O Vice Presidente do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, José da Silva, esteve em missão de trabalho e ajuda de controlo as estruturas de base do movimento no Moxico, que teve lugar desde o dia 8 à 12 de Maio de 2015.



José da Silva, aproveitou a sua estadia no Moxico e reuniu em separado com vários membros da Autoridade do Poder Tradicional, actualmente instrumentalizados pelo regime ditatorial e colonizador da Nação Lunda Tchokwe – Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte pelos serviços de SINSE/SINFO de JES/MPLA naquela região.



De acordo com o Vice Presidente, a reunião com a autoridade do poder tradicional, foi muito proveitoso e esclarecedor, na medida em que, muitas duvidas que pairavam sobre os propositos do movimentos e as informações que estes recebem do Representante de JES/MPLA no Moxico Ernesto dos Santos Liberdade não convergiam.



Em outra reuniões conjunta UMULE e a Juventude Patriotica, o senhor Vice Presidente esclareceu os objectivos da nossa luta, o alcance da AUTONOMIA igual a ESCOCIA no REINO UNIDO, trata-se da troca da nossa própria independência, que é o nosso direito legitimo.



Disse que a questão do conflito Lunda Tchokwe com o colono e ditador José Eduardo dos Santos, é antes, uma responsabilidade do processo politico Angolano, que diz respeito toda a sociedade, os partidos politicos com e sem assento no parlamento, é antes uma responsabilidade de Portugal, dos autores morais do Protectorado Lunda Tchokwe 1885-1975, Bélgica, França, Alemanha, Inglaterra, Vaticano e da Comunidade Internacional, para a promoção da Paz e a Estabilidade na Africa Austral.



Informou aos presente sobre a actividade da Presidência do Movimento nos útimos dias; a participação do Presidente José Mateus Zecamutchima na 1.ª Conferência Nacional sobre o direito à verdade e á memoria colectiva em Angola, uma actividade organizada pela OPEN Society, AJPD e ACC em que o Presidente do Movimento foi um dos palestrantes no 6.º painel, em que partilhou o tema com o Activista Angêlo Kapuatcha, Luaty Beirão e o Padre Cassimiro Congo.



O Presidente Zecamutchima, foi recebido em audiência pelo Coordenador da OMS em Angola e Representante da ONU em Exercicio, a quem entregou uma Carta para o Secretario Geral Banki Moon.



José da Silva, disse que, acções de importância, tem sido as intervenções do Presidente do Movimento do Protectorado a nivel da imprensa e em meios diplomaticos, em busca de uma solução política de diálogo com o governo de Angola.



Referiu-se da Reunião do Secretariado Regional que teve lugar na localidade de Lucapa para analisar o parecer da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional de Angola que rejeitou a AUTONOMIA DA LUNDA TCHOKWE em Abril do corrente, bem como, o comunicado de imprensa do Comité Executivo e Politico sobre o mesmo assunto, faltando de momento o encontro mais amplo com a sociedade...



O Vice Presidente informou que existe vários planos em busca de uma solução pacifica; disse que o movimento não vai cair nos truques do regime ditatorial de JES/MPLA que quer empurrar-nos para a violência.



Falou da campanha que o regime ditatorial e colonizador de JES/MPLA contra o Movimento do Protectorado, nas Igrejas, nas escolas no seio dos Professores, no seio dos enfermeiros e médicos, no seio das forças da ordem e segurança pública, sobretudo nas aldeias com a autoridade do poder tradicional em que alegam que; estamos a dividir o que é dividido há vários séculos pela vontade de “DEUS”.



Com efeito pediu a união de todos os filhos da Nação Lunda Tchokwe, com apoios diversificados e doações de toda a indole para o fortalecimento das acções futuras.

Deixou orientações precisas ao Secretariado Regional, a Juventude e a UMULE no sentido de levarem as informações verdadeiras as populações, para não se deixarem manipular com mentiras de agentes do SINSE/SINFO, estes agentes enganam o povo que em 2015 a Lunda Tchokwe vai receber Independência, dizem que foram recebidos pelo Presidente José Eduardo dos Santos.


“É crime mentir o povo”, disse o Vice Presidente José da Silva.



Por Ihanjica no Luena