domingo, 17 de maio de 2015

O DITADOR, TIRANO E COLONIZADOR JES/MPLA DECRETA ESTADO DE SITIO NA LUNDA TCHOKWE

O DITADOR, TIRANO E COLONIZADOR  JES/MPLA DECRETA ESTADO DE SITIO NA LUNDA TCHOKWE




Estado de sítio é um estado de excepção, instaurado como uma medida provisória de protecção do Estado, quando este está sob uma determinada ameaça, como uma guerra ou uma calamidade pública.



Esta situação de excepção tem algumas semelhanças com o estado de emergência, porque também implica a suspensão do exercício dos direitos, liberdades e garantias, suspensão do direito de liberdade de reunião, alguns indivíduos podem ser obrigados a permanecer em um lugar determinado, no entanto, o Governo não pode interferir no direito à vida, à integridade pessoal, à capacidade civil, à cidadania, à liberdade de religião, etc.



O estado de sítio não pode durar mais de 30 dias, no entanto, no caso de uma guerra, esta medida pode ser prolongada enquanto durar o conflito armado.



Há guerra, há instabilidade política, alguma ameaça ou estado de excepção na LUNDA TCHOKWE?..



Fonte bem colocada da Casa Militar da Presidência da República que pediu anonimato, disse que o Presidente orientou a instauração de recolher obrigatório na Lunda Tchokwe por um período de 12 meses, ou seja um ano de sitiação. Em meios castrenses, a informação é a de que vai-se fazendo buscas e apreensões de cidadãos estrangeiros ilegais, a pretexto disso, inclui a eliminação fisica de líderes do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, que já foram identificados nas listas de SINSE/SINFO ao longo dos últimos tempos.


Medidas altamente coersivas serão tomadas contra tudo e todos que ousarem a interferir no processo que vai ter lugar em toda a extensão da Nação Lunda Tchokwe, conforme reuniões realizadas na semana passada, entre as várias forças da Ordem e Segurança Publicas, incluindo a PIR, FAA e a Policia da Guarda fronteira e os Representantes do Regime do ditador no Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte.



Mais de 12 meses de sitiação, significa que o Povo Lunda Tchokwe vai viver mais um momento de grande humilhação, de submissão, expropriação, açambarcamentos igual ao que aconteceu entre 1980 à 1992, com controlos de todo o tipo, em todas as zonas, revistas de busca de diamantes, perseguição a pessoas com posses economicas, prisões a contestatários, investigações com imputação de crimes inexistentes que serão levados a cabo por agentes do SINSE/SINFO, acompanhada de intimidações de toda a ordem, persuação vigorosa a autoridade do poder Tradicional, Lideranças das Igrejas e seitas religiosas, etc.



A Comunidade Internacional e Angola vai assistir nos proximos dias, o momento mais negro do calvário Lunda Tchokwe, se a ONU, a União Africana, a União Europeia, as Organizações de Defesa dos Direitos Humanos, não parar antecipadamente a furia assassina do Ditador e colonizador JES/MPLA.



Toda essa movimentação, esta a ser acompanhada com a concentração de meios militares ao longo da fronteira de Malange e Uige com a Nação Lunda Tchokwe, nas bases a norte do rio Cuango, na região do Mussuco,  no Loremo, no Camaxilo, no Cazombo, na região de Sombo, no Luau, distribuição de armas silênciosas a agentes nos Municipios, Comunas, nos Bairros na periferia das cidades, ofertas de avultadas somas em dinheiro com a ordem a matar.



Pode parecer um jogo de propaganda politica, mas é a pura verdade do que vai acontecer de acordo com as orientações que o Ditador e Tirano José Eduardo dos Santos terá baixado há cerca de 30 dias para cá, a seus subordinados e executores. Nas ruas de cidades na Lunda Tchokwe, não se fala de outra coisa, senão do estado de sitio já decretado de 12 meses e as suas consequências no terreno, porque vão tirar a tranquilidade e abusar o Povo.



Por Cagi Vino Ngongo na Lunda Tchokwe