terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

BRAÇO DE FERRO ENTRE O REGIME DITATORIAL E SINPROF NA LUNDA TCHOKWE PODE DESEMBOCAR NA PARALIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES DOCENTES A QUALQUER MOMENTO

BRAÇO DE FERRO ENTRE O REGIME  DITATORIAL E SINPROF NA LUNDA TCHOKWE  PODE DESEMBOCAR NA PARALIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES DOCENTES A QUALQUER MOMENTO





OS ACADEMICOS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO TERRITORIO NAÇÃO LUNDA TCHOKWES REVOLTOSOS COM AS ACTUAIS POLITICAS DE PROMOÇÃO DO ESTADO ANGOLANO SOB LIDERANÇA DO JES/MPLA.



As actuais politicas a atabalhoadas de promoção profissional do quadro docente no Estado angolano deixa indiferente e em desavença os quadros profissionais da Nação Lunda Tchokwe.




Inicialmente parece ser uma mera ou leviana ilusão de aproveitamento politico, mais é uma questão a cautelar, querendo ou não tem um cunho de descontentamento politico fortíssimo que inicialmente foi na Huila agora no território da Nação Lunda Tchokwe, que reivindica o seu direito legítimo da Autonomia, situação de profissionais da educação que desemboca numa situação de gravidade politica sob o olhar silencioso do regime totalitarista a meio-seculo que por bem ou mal obscura, e não quer entender a lógica da aplicação a lei e os seus efeito retroativo, porém: “define que a sua alteração não sofre efeito retroativos negativo ou prejudicial aos seus beneficiários ou mesmo a quem quer que seja sua natureza judicial ou criminal” conforme o direito positivo.



Horas vejamos, se a macabra imposição da dita lei de promoção ou mesmo concurso público está em conformidade e em benefício dos Lunda Tchokwe em particular e dos autóctones angolanos?



Não se sabe a proveniência do modelo que o estado angolano segue, mesmo ao olho num sabe se que os efeito são prejudicial a maioria dos profissionais que já deram o seu melhor possível mesmo a porta de reforma, estes são obrigados a concorrer ao novo ingressos para serem promovidos de categorias e escalões. Sr Presidente será que neste país depois de alguém como soldado e depois como general do exército deve passar novamente a recruta a semelhança ao que pretende no restante da função pública?




Estas regras macabras, são intencionais em prejudicar os autóctones angolanos e os Lunda Tchokwe que até aqui recebem magros salários do vosso regime.



Sem duvida alguma, os Lunda Tchokwe unem se para desbaratar as intenções excursionista do vosso governo com intenções alheias sob benefícios pessoais deixando a margem da pobreza as individualidades de direito só porque sabem que o povo de Angola e o da Lunda são chamados especiais, agora chegou o momento em que, cada Lunda Tchokwe há o sentido visível de revolta e de clamor para a rápida autodeterminação, que seguramente,irá nos valorizar.



Por Joel Songana em Saurimo