quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

TERMINOU SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS HUMANOS NO CUANGO DA RESPONSABILIDADE DO NÚCLEO SOBRE VIOLÊNCIA DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE

TERMINOU SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS HUMANOS NO CUANGO DA RESPONSABILIDADE DO NÚCLEO SOBRE VIOLÊNCIA DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE




Cafunfo 11/2015 – O Núcleo de Estudos Sobre Violência do Secretariado dos Direitos Fundamentais e Humanos do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, realizou um semanário de capacitação de agentes afectos aquel núcleo,  idos dos Municípios de Cuilo, Lova, Lubalo, Caungula, Capenda Camulemba, Xá-muteba, Cuango e Cafunfo como primeira fase, numa serie de encontro deste genero programados para o ano de 2015.


O referido seminário, vem doptar de ferramentas técnico ciêntificos aos agentes envolvidos no dia a dia na monitorização das violações de que sofre o martirizado Povo da Nação lunda Tchokwe. Metodologias práticas de recolha e de envio de informações sem perturbar a veracidade do acontecido no local e por quem a praticou.


Com duração de três dias, 9, 10 e 11 de Janeiro, o mesmo teve como seminariantes, algumas individualidades ligadas a ONGs de defesa dos Direitos Humanos em Angola, convidados para esse fim pelo Secretariado do Movimento, que espera realizar acções idênticas com outras localidades durante o Primeiro semestre do ano em curso.


Trata-se das II e III fases, que terão lugar no Moxico com Cuando Cubango e o restante entre alguns Municípios da Lunda-norte que não participaram neste e a região da Lunda –Sul.


De lembrar, que o território da Nação Lunda tchokwe, é onde mais os agentes de segurança e ordem interna afectos ao regime ditatorial tem manifestado a sua ira sanguinário contra as populações indefesos, tal autoridade usurpadora e colonialista, nunca se dignou exercer os poderes para condenar os assassinos mesmo quando identificados.


O seminário,  também tratou da expropriação de terras, trabalho infantil, prostituição, devastação do meio ambiente e de trabalho forçado entre os temas propostos.


Por Samajone no Cafunfo