sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

DHLAKAMA VAI CONCORRER NAS PRESIDENCIAS EM MOÇAMBIQUE


DHLAKAMA VAI CONCORRER NAS PRESIDENCIAS EM MOÇAMBIQUE



André Manhice – O País (mz)

"Afonso Dhlakama continua a ser alternativa governativa para o país"

O líder da Renamo poderá candidatar-se nas próximas eleições presidenciais a ter lugar a 15 de Outubro deste ano. Esta informação foi confirmada pelo quadro sénior e porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, segundo o qual o próprio Dhlakama terá de passar por eleições internas do partido.


De acordo com Mazanga, os militantes da Renamo ainda depositam confiança no líder. “Ele vai participar nas eleições internas, vai passar por esse escrutínio e vai candidatar-se à Presidência da República, pois há voto de confiança de muitos membros da Renamo. Creio que ele vai aceitar a pressão dos militantes para continuar candidato da Renamo nas eleições”, afirmou Mazanga.


Para o partido da “perdiz”, Afonso Dhlakama continua a ser alternativa governativa para o país. “Há muitos moçambicanos que acreditam que o presidente Afonso Dhlakama é a solução para os problemas do país”, declarou.


Este partido garante que as eleições internas continuam a ser a forma democrática de se indicar o seu rosto nos processos eleitorais. “Os candidatos da Renamo aparecem nos próprios órgãos, candidatam-se, são eleitos e o escolhido vira candidato. Portanto, a democracia interna vai prevalecer e vai ditar o futuro e iluminar quem será o candidato às eleições de 2014”, afiançou.



Recorde-se que Dhlakama é o candidato da Renamo desde as primeiras eleições multipartidárias em Moçambique. Perdeu em todas, mas sempre reclamou a existência de fraude eleitoral.

DOIS DISCURSOS, UM SÓ PENSAMENTO – MIHAELA WEBBA KOPUMI

DOIS DISCURSOS, UM SÓ PENSAMENTO – MIHAELA WEBBA KOPUMI





Luanda - Ao terminar o ano de 2013, o Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, propôs ao País a abertura de um novo processo constituinte para a celebração do contrato social angolano, visto que, como afirmou, “quer a proclamação da independência, em 1975, quer a assinatura dos Acordos de Paz, em 1991, quer ainda a subscrição do Memorando de Entendimento do Luena, em 2002, não produziram o Contrato social angolano”.



Isaías Samakuva e Lopo do Nascimento:  Dois adversários unidos em torno de duas teses fundamentais



Samakuva não podia ser mais claro e objectivo sobre as razões para tal proposta, quando afirmou: “Quando a Constituição é pisada todos os dias por quem a devia proteger, quando o futuro dos filhos de uma Nação é sequestrado por quem o devia garantir; quando o Governo entra em conflito aberto com o povo e passa a violentar a dignidade da pessoa humana; quando a Presidência da República se torna o epicentro da corrupção; enfim, quando o Estado deixa de ser uma pessoa de bem e passa a viver à margem da lei e da ética, devemos concluir que a República ruíu e o Estado faliu. A Nação precisa de celebrar um novo Contrato social”.



A classe política e seus críticos da sociedade civil, não reagiram. Fiquei triste, porque esta foi, creio, a proposta mais profunda e objectiva que já ouvi para a gênese dos problemas do país.  “Não perceberam, ou quê?” – perguntei-me.  Finalmente, na passada semana, e para minha agradável surpresa, uma voz se fez ouvir.  Pela primeira vez desde que nasci, na década da independência, ouvi um político do MPLA a responder com igual profundidade e angolanidade ao pensamento político da UNITA, segundo o qual “os angolanos precisam de construir a sua nação”.



"Criamos os Estados, fizemos os Governos, mas falta criarmos a Nação,” disse Lopo do Nascimento, dirigindo-se supostamente aos jovens: ”Os vossos pais, os vossos avós meteram-se na trilha da libertação que levou à independência de África. Agora é altura de vocês meterem-se na trilha da construção da nação".



Não entendi as palavras do Mais Velho Lopo como um simples discurso de despedida ou uma mera ‘mensagem aos jovens Deputados’. Pelo contrário. Entendi-as como um posicionamento claro de um patriota que pretende não só assumir as suas responsabilidades históricas como também contribuir para a construção do futuro. Primeiro dentro do MPLA, posicionando-se como líder de uma corrente nacionalista e patriótica. Depois, como ‘construtor dos alicerces da Nação’.



Comparei então os vários pronunciamentos de Samakuva, ao longo dos últimos meses com o único pronunciamento de Lopo e encontrei as seguintes ideias convergentes: “Precisamos de uma nova matriz política, uma nova matriz económica, uma nova matriz social para a construção da nação angolana”, afirmou Samakuva. “Temos de pensar em novos modelos, novos rumos para a África”, respondeu Lopo. “Não há saída para os problemas de Angola a não ser na democracia. Só a democracia, a mais auténtica que conseguirmos construir, poderá resolver os problemas de Angola”, asseverou Samakuva. “as eleições são necessárias, mas não são suficientes”, respondeu Lopo.



Lopo procurou explicar a exclusão (que o MPLA pratica) com a natureza étnico-linguístico-cultural de muitos partidos políticos: “...As eleições são um processo de exclusão, e precisamos em África de processos de inclusão....Em África, a maioria dos partidos são muito assentes numa base étnico-linguístico-cultural de modo que quando as eleições excluem um Partido não é uma organização política que está a ser excluída mas sim um grupo social étnico-linguístico-cultural; é esta exclusão resultados de processos eleitorais fomentados do Norte que está na base de muitas situações que temos no continente”.



Na resposta de Samakuva, está  implícita a tese de que as eleições só serão excludentes se não forem democráticas: “A democracia é inclusiva por natureza, por isso não pode excluir ninguém. A democracia é o único regime político que nos permite divergir sem perder a capacidade de nos unir. Se juntos fomos capazes de construir as Forças Armadas Angolanas –FAA, juntos seremos capazes de construir as autarquias, as regiões autónomas, o Tribunal Eleitoral, as autoridades administrativas independentes, a Alta Autoridade Contra a Corrupção e outras instituições da nova República. E quando digo ‘juntos’, não me refiro apenas à UNITA e ao MPLA, mas a todas as forças patrióticas do país, no litoral, no interior e na diáspora”- afirmou Samakuva.



Lopo parece não discordar com o essencial: nós é que precisamos de construir ‘a nossa democracia, as nossas instituições, a nossa matriz, o nosso modelo: “Vocês, jovens, têm de estudar em conjunto novos rumos para África, e não serem meros papagaios repetindo o que vem do Norte".



Samakuva reconheceu que as transformações que o país reclama são profundas e, por isso, concorda com os que advogam a necessidade de uma ‘revolução democrática’ para Angola. Tal revolução começa nas nossas mentes e objectiva criar “os fundamentos da nova República”, consagrar “as opções para se efectivar, de facto, a reconciliação nacional”; definir “os caminhos a trilhar para a despartidarização e refundação do Estado”; consagrar o quadro institucional para a “gestão da transição para a nova República”; “construir instituições democráticas sólidas” e acordar “o calendário de implementação das reformas políticas, económicas e culturais”. Estes são, segundo Samakuva, os conteúdos do novo contrato social angolano para a construção da nação.



Lopo, naturalmente, não foi tão objectivo, mas, no essencial, foi igualmente profundo ao reconhecer que há necessidade de uma discussão profunda das questões verdadeiramente importantes para o país: “A nação não é de nenhum partido, é obra de todos e pertence a todos, e quanto mais um País africano avançar na construção da Nação, menor será a possibilidade de surgirem as crises que têm afectado o nosso continente... "”..O futuro deste país, cujo presente custou sangue, suor e lágrimas está nas vossas mãos, e vocês, jovens, não podem perder-se em discussões de infantários, que apenas vos dividem e impedem posições de acções comuns em relação ao que é verdadeiramente importante para o futuro do país".



Isaías Samakuva e Lopo do Nascimento, dois nacionalistas, dois Partidos, dois discursos, mas um só pensamento. Dois adversários unidos em torno de duas teses fundamentais:


1- Celebrar o contrato social angolano para a construção da nação é tarefa prioritária, de todos, e dispensa disputas partidárias.


2- A conquista da democracia plena antecede as disputas eleitorais. 
Se Lopo for capaz de transformar as suas teses em teses do MPLA, Angola sairá a ganhar. Aliás, só assim se poderá apreciar a bondade das palavras do Presidente da UNITA sobre o MPLA: “Angola precisa do MPLA, mas já não precisa de JES”.


Afinal, é possível construir a unidade das forças patrióticas para resgatar a Pátria, refundar o Estado e construir a Nação, tal como propus, em Junho de 2011, na Conferência sobre «Transparência, Corrupção, Boa Governação e cidadania em Angola», quando dissertei sobre  «A construção da Democracia e o fenómeno da corrupção na República de Angola».


Aguardo, ansiosamente, que outros nacionalistas se manifestem. 
Viva Angola.


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Barack Obama convida 47 líderes africanos para cúpula na Casa Branca

Barack Obama convida 47 líderes africanos para cúpula na Casa Branca





O presidente Barack Obama convidou os dirigentes de 47 países africanos a participarem numa cúpula na Casa Branca que será realizada nos dias 5 e 6 de Agosto em Washington, anunciou hoje o executivo norte-americano.


"O presidente Obama espera dar as boas-vindas a líderes do continente africano na capital da nação para fortalecer os vínculos com uma das regiões mais dinâmicas e de crescimento mais rápido no mundo", indicou o comunicado.


A concretização desta cúpula, e quando Washington manifesta crescentes preocupações pela importante presença da China no continente, tinha já sido abordada durante a deslocação de Obama a África em junho, num discurso na Cidade do Cabo.


"Este ano marca o 50º aniversário da Organização da Unidade Africana, agora a União Africana", lembrou Obama nessa ocasião. "Os EUA desejam continuar sua vinculação não só sobre assuntos de segurança, mas também sobre o ambiente, a economia e a educação", acrescentou.


Para isso, Obama disse que convidaria os chefes de Estado de toda África Subsaariana para "iniciar um novo capítulo nas relações entre Estados Unidos e África".


A União Africana é integrada por 54 países. A troca comercial dos EUA com toda África em 2013 teve um valor de US$ 99,6 bilhões, comparado com um valor total de US$ 4,5 trilhões em todo o comércio exterior americano.


Com uma troca anual de US$ 24 bilhões, principalmente em comércio petroleiro, a Nigéria é o maior parceiro comercial americano na África e mesmo assim está no posto 31 entre os maiores mercados para os EUA.


Segundo o comunicado emitido hoje pela Casa Branca, esta reunião em Agosto continuará trabalhando sobre "o progresso feito desde a viagem do presidente à África, e avançará as propostas de seu governo para o comércio e o investimento na África".


A intenção de Obama, acrescentou o comunicado, é "destacar o compromisso dos Estados Unidos com a segurança da África, seu desenvolvimento democrático e  seus povos".


Obama vai enviar convites a todos os países africanos que mantenham boas relações com os Estados Unidos ou não tenham sido suspensos da União Africana, o que exclui o Egipto ou o Zimbabwe.



Outros países não incluídos na lista, que se estende desde Angola à Zâmbia, serão o Sudão e Madagáscar.




A presidente da comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma, também estará presente no evento.

domingo, 26 de janeiro de 2014

AS RAVINAS QUE AMEAÇAM ENGOLIR CAFUNFO AOS OLHOS NUS DO REGIME JES/MPLA QUE SAQUEIA OS DIAMANTES DA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE

AS RAVINAS QUE AMEAÇAM ENGOLIR CAFUNFO AOS OLHOS NUS DO REGIME JES/MPLA QUE SAQUEIA OS DIAMANTES DA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE




Até os mortos não estão sossegados por causa do incómodo do desabamento da terra juntos dos seus túmulos conforme as imagens documentam.



As ravinas desenterram os mortos; mas é no olhar silencioso dos governantes do regime JES/MPLA que saqueiam os diamantes destas terras para construir, São Tome e Cabo Verde seus futuros esconderijos. Inclusive as instalações do próprio regime JES/ MPLA, que engoliu tantos dólares que serviria para a reconstrução da Nação Lunda Tchokwe.





É vergonhoso, o troço que liga Cafunfo a Caungula, dentro de alguns dias será intransitável como a que liga Cafunfo / Luremo, incluindo as casas; o que levou os residentes daquele Bairro Gika, a clamar na linguá materna "Bangala wa wé" governo utu usala tuhu!..



O salário é este?! .




Viúvas e os antigos guerrilheiros perguntam: todas sextas-feiras têm estado nas portas dos Comptuarios pedindo esmolas; e as crianças dos mesmos têm um futuro ameaçado.   



Informações dignas de fontes diplomáticas, dizem que o Governo de Angola factura mais de dois BILIÕES de dólares americanos anuais com a venda dos diamantes da Lunda Tchokwe, e a região de Cafunfo/Cuango, fornece 68% dos diamantes, perdendo simplesmente com o KIMBERLITE de Catoca que factura mais de 78,2%, no conjunto da Lunda Tchokwe, sem contar com as localidades; Lucapa, Calonda, Luangue, Nzaji, Xamiquelengue, Muxinda, etc.






Não existe nenhum interesse por parte dos governantes, colonialistas de Angola em desenvolver a Nação Lunda Tchokwe, tem razão a luta do MOVIMENTO DO PROTECTORADO, o nosso povo deve estar consciente, destas coisas todas que o MPLA faz aqui na nossa terra e ajudar a luta patriótica, só assim veremos a nossa terra com justiça, liberdade, igualdade social e política.



Há muito dinheiro proveniente da região de CAFUNFO, epicentro dos assassinatos de toda a Nação Lunda Tchokwe, em que, nem os Partidos Políticos; BD, CASA-CE, UNITA, FNLA e PRS questionaram na Assembleia Nacional, o porque de tantos assassinatos com impunidades, onde anda os criminosos destes assassinatos? Sendo na sua maiorias agentes do Regime JES/MPLA: Policias, FAAs e Seguranças de empresas privadas de Generais do MPLA.



Aos nossos irmãos ANGOLANOS, nos decepcionaram muito, o regime quanto mata em LUANDA todas as vozes da sociedade civil, das ONG de direitos humanos levantam-se uníssonos para repudiar as acções maquiavélicas, mas quando o mesmo acontece na LUNDA TCHOKWE, nenhum Angolano levanta a voz, porque? Porque não somos Angolanos, nem? Tem razão o Movimento do Protectorado.




As Ravinas continuaram e continuará também os assassinatos!


O PEDOFILO DO CUANGO, VEIO DAS FILEIRAS DA JMPLA ORGANIZAÇÃO JUVENIL DO REGIME JES/MPLA

PEDÓFILO DO CUANGO, VEIO DAS FILEIRAS DA JMPLA ORGANIZAÇÃO JUVENIL DO REGIME JES/MPLA

A menor de 14 anos de Idade Amena Justa


Cazanga Manuel Castro, é um pedófilo que ao longo dos últimos anos, tem estado a envolver-se com crianças menores de 14 anos de idade, ele é Professor e Secretario da JMPLA no Cuango.



Recebemos relatos de alunas que dizem serem sediadas pelo mesmo indivíduo; Rosa Sapalo actualmente tem 17 anos de idade, contou-nos que, o Pedófilo Cazanga, era seu Professor, quando a mesma tinha 15 anos, que lhe queria para ser sua mulher, mas ela era amiga da Júlia Augusto, quanto negou qualquer envolvimento, ele simplesmente reprovou a Rosa no fim de ano escolar.



A Quexilemba, uma outra adolescente já com 16 anos de idade, diz que teve um caso ano passado com o Professor Cazanga, ela vai mais longe ainda, diz que aqui no CAFUNFO é prática corrente de Professores quererem namoros com as crianças, umas aceitam por causa da pobreza, outras nem por isso, mas os professores ameaçam sempre em reprovar se você não aceitar ir com ele na cama.



Tomamos conhecimento de um outro caso, de um professor que levou para Luanda, duas irmãs menora, uma com 14 anos de idade e outra com 16 anos, vive maritalmente com as mesmas na CUCA.



Tentamos ouvir alguns pais, por desconhecimento da lei de crimes domésticos e de violações de menores, estes dizem que, mesmo a própria Policia aqui também envolve-se com as crianças e não temos para onde dirigir as nossas queixas.



…Eles dizem que a OMA/MPLA, não faz nada, aqui mata-se de dia, ninguém fala, quando mais violar uma mulher que é o pão de cada dia, quem pode reagir se todos ficam satisfeitos com esta pratica, concluiu o Regedor Muatxizaji…



A fotografia aqui documentada, é da adolescente Amena Justa, de 14 anos de idade, esta grávida do Pedófilo Cazanga Manuel Castro, ela é órfã de pai e mãe, vive com a tia no Cafunfo.




Por Fiel Muaku

FOI FRIO E DE MÃO FECHADA ! O ADEUS DE LOPO DO NASCIMENTO AOS SEUS CAMARADAS

FOI  FRIO   E DE MÃO  FECHADA ! O ADEUS  DE  LOPO DO NASCIMENTO  AOS  SEUS  CAMARADAS 






Alguém disse e muito  bem dito ;  que desde á muito tempo que o MPLA tinha deixado de ser um lugar  para pessoas com o mínimo de  dignidade  e que neste partido hoje vale tudo menos  ser honesto.


Pura verdade se bem somados o número de malandros que se escondem por dentro do MPLA sob fachada de grandes militantes e nacionalistas , mesmo quando ontem estiveram presos apenas por terem atirado pedras no quintal das madres ou mijado no portão da igreja de Nossa Senhora de Fátima...


Não deixei de aplaudir como tantos outros também o fizeram ao verem Lopo do Nascimento virar ás costas aos seus camaradas de longa data , de tantas andanças e de tantas roubalheira do mesmo  saco  público quem sabe ?


Mas é importante não esquecer que Lopo do Nascimento esperou quase 40 anos para tomar a decisão que tomou , e muito embora não tivesse sido um diabo no MPLA , também não é era um santo abençoado no meio do Satanás como se julga agora que abandonou o barco apodrecido.


Temos que ponderar um pouco e ter cuidado pois a política é jogo sujo , com muitos truques e coisas imprevisíveis  pois   acontecem muitas coisas  que nós  jamais podemos imaginar .


Eu nunca li em parte nenhuma Lopo do Nascimento condenando a política cruel do seu MPLA , e nem  abordando  abertamente os tantos crimes que se conhecem praticados por seus camaradas ou tecendo algumas considerações relacionadas com os montões de fraudes eleitorais que nem os mortos aceitariam os resultados das mesmas.


Não quer com esse texto escrever aqui a história da vida de Lopo do Nascimento como político , e seu comportamento ao longo das dezenas de anos que andou mergulhado  conscientemente num mar de podridão chamado MPLA.


O ditado diz ; mas vale tarde do que nunca !


Quem sabe se antes  apanhar  com o machado ainda vai á tempo de escrever mais um livro e nos conta  os montões de crimes que se escondem no seio dos camaradas ?


Oxalá que não lhe acontece como foi com a Maria Mambo Café semanas depois de ter criticado seus camaradas a kota lá se foi como mais um peixe que morreu pela boca...


Num país gerido por criminosos quando essas mortes acontecem , mesmo que sejam naturais há e haverá sempre especulações e desconfiança por mais que os factos provem o contrário.


Aliais cada um tem o seu legitimo direito , e é livre em acreditar ou não , nas versões geralmente vendidas quem sabe  pelos próprios carrascos ou não.



Oxalá que Lopo do Nascimento  não tenha ignorado completamente alguns dos seus camaradas tão radicais , fanáticos , bajuladores , intolerantes e emocionalmente frágeis , que não aceitam e jamais aceitarão um adeus de mão fechada.


No dizer de alguns jornais Lopo de Nascimento electrizou o parlamento com um discurso repleto de aplausos especialmente da oposição atitude que por regra nunca agrada á parcela de camaradas comprometidos com a estratégia dúbia de gestão das nossas riquezas por JES e uns tantos..


Será que Lopo de Nascimento se fartou de acturar carcamanos , foi aconselhado a abandonar o barco para não correr o risco de se afundar com os seus camaradas ?


E porque esperou tanto tempo , quase 40 anos ?


Acredito que essas e outras tantas perguntas ficarão sem resposta até ao dia em que este regime for deposto e toda a verdade sobre esta e outras novelas virem ao de cima .


Mas uma certeza tenho , se Lopo do Nascimento não nos fintou e como a vingança é como um prato que se come frio , acredito que tarde ou cedo vai acontecer .


O tempo nos dirá , se bois barrar-lhe- ão o caminho quando viajar para qualquer localidade deste país ...


Se algum pneu rebentará misteriosamente ou se algum aparelho estranho controlará os seus contactos e movimentos com algum líder da oposição angolana ?


Infelizmente na historia do MPLA a vingança contra pessoas que se pronunciaram deste jeito ou que criticaram o partido já não é coisa rara , e se tornou numa doença que tem causado até mesmo muitos danos para  ao próprio MPLA se somarmos quantos camaradas já desapareceram depois que se portaram assim... .


As vezes evito falar dessas coisas , mas não é fácil para quem esteve lá dentro , e tem uma cabeça tão grande onde guarda tanta coisa cruel que viu , viveu , ouviu e hoje está do lado atingido ...


É complicado manos !


Compreender a raiva que se acumula dentro de tantos camaradas fingidos em felizes , mesmo sofrendo por dentro , e para se livrarem deste sofrimento recorrem á vinganças tão cruéis e desumanas ! - ( Até aos jacaré os angolanos hoje são lançados pelos seus  próprios  irmãos )


Não encontro palavras e muito embora também ainda não se tenha escrito tudo que se conhece sobre o senhor Lopo dos Nascimentos e sua riqueza ,etc ,etc .


Oxalá que Deus lhe abençoe e se posicione claramente ao lado dos milhões que sofrem as consequências dramáticas da má gestão propositada do nosso país pelo seu MPLA.


Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PROFESSORES DO REGIME JES/MPLA EM ESCÂNDALOS SEXUAIS COM ALUNAS MENORES DE IDADES NA LUNDA TCHOKWE, CRIME DE PEDOFILIA E ABUSO A MENORES

PROFESSORES DO REGIME JES/MPLA EM ESCÂNDALOS SEXUAIS COM ALUNAS MENORES DE IDADES NA LUNDA TCHOKWE, CRIME DE PEDOFILIA E ABUSO A MENORES






Os relatos vêm do Cuango e Cafunfo, envolvendo Professores e alunas menores de idades, mais preocupante, trata-se de gente com posições de destaques na vida política de organizações afectas ao MPLA.



O caso mais mediático é do criminoso Sr CAZANGA MANUEL CASTRO, Secretario da JMPLA no Cuango, Professor na Escola Drº António Agostinho Neto, na localidade de BALABALA em Cafunfo. O indivíduo em causa, tem vários crimes de pedofilia envolvendo sempre menores de 14 anos de idade.



Em 2009, engravidou uma menor de 14 anos de nome Cristina Marques Afonso, a mesma vive actualmente marital com o CAZANGA, anteriormente o mesmo já havia engravidado mais uma outra menor de 15 anos que é actualmente a sua 2ª esposa de nome Júlia Augusto.




Neste ano, acaba de engravidar mais uma menora de 14 anos de idade órfã de pai e mãe, de nome Amena Justa, vive actualmente com uma tia conhecida pelo nome de Cecília, esposa do Sr Simone, ambos vivem desempregados, sem condições para poderem ajudar a menina Justa. De acordo com vizinhança, o mesmo PEDOFILO compromete-se a ter a menora como sua 3ª esposa.



CAZANGA é um pedófilo criminoso e um grande perigo para a EDUCAÇÃO e para as fileiras da JMPLA, luta para o comportamento ético e moral dos seus membros.



Enquanto a nós como pais, este pedófilo o lugar dele é na cadeia e que o Comando da Policia do Cuango, o Comité Municipal do MPLA e da JMPLA, deve tomar urgentemente as medidas necessárias para colocar este demente no seu devido lugar, o SINPROF DA LUNDA NORTE deve proceder, junto da Delegação da Educação e do Governo da Província, o seu afastamento nos quadros da educação.




Por Fiel Muaku 

DENUNCIA FALSO SENSO POPULACIONAL E DE HABITAÇÃO NA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE É UMA ESTRATÉGIA FRAUDULENTA E FUTURAMENTE VANTAJOSA PARA FAVORITISMO POLITICO DO REGIME DE JES/MPLA

DENUNCIA  FALSO SENSO POPULACIONAL E DE HABITAÇÃO NA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE É UMA ESTRATÉGIA FRAUDULENTA E FUTURAMENTE VANTAJOSA  PARA FAVORITISMO POLITICO  DO REGIME DE JES/MPLA





O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita a recolha de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas, profissão, entre outras coisas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países onde o Estado funciona sobre carris.




Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, económicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território".



O termo população tem, consoante a disciplina a que se refere, distintas definições. Em Biologia define-se como um grupo de indivíduos que acasalam uns com os outros, produzindo descendência;  Em Sociologia define-se como um conjunto de pessoas adscritas a um determinado espaço, num dado tempo;  Em Estatística define-se população como o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação.





FASES DO RECENSEAMENTO
1)     Planeamento e preparação;
2)     Notação e recolha;
3)     Compilação e verificação;
4)     Apuramento e publicação dos dados.




SOBRE O SENSO EM CURSO EM ANGOLA, JÁ COM DENÚNCIAS ANTECIPADAS DE MUITAS IRREGULARIDADE INDICIOSO.



Fonte que acompanha o processo no território Lunda Tchokwe, desde o Kuando Kubango, Moxico e Lunda Sul e Norte, disseram que os Partidos da oposição Bloco Democrático, Partido Popular, UNITA, CASA-CE, PRS e a FNLA, estão distraídos com as manobras a volta do assunto por parte do MPLA que já começou a uma fraude antecipada para a deturpação dos resultados finais à esboçar.



A fonte disse que neste momento, já existe relações nominais de mais de 6000 integrantes encomendados com origem desconhecido supostos futuros supervisores; inquiridores e recenseadores em toda a região Lunda Tchokwe, mal começou, pois o MPLA quer aproveitar o senso, para gizar as fraudes com as AUTARQUIAS, que seus peritos e analistas, advinham que serão muito complicadas para o Partido da situação naquele território.





Outro elemento que sai a vista, tem a ver com a propalada das percentagens falsas que as ESTATÍSTICAS do regime tem publicado da demografia regionais em termos populacionais, as de que o povo Quimbundu representa 25%, os Umbundu representam 37%, Bacongos representam 13% e os Lunda Tchokwe estão agrupados e classificados em outros povos (os etceteras) que representam 13% em um conjunto de desconhecidos, numa clara alusão a de que são uma minoria, razão perfeitamente preferida para apoderarem se das riquezas produzido no vasto território que compreende a metade do território Angolano e que lhe coloca numa desvantagem de atribuírem aquela região, mesquinha e farrapa fatia orçamentais habituais do orçamento geral do Estado angolano (OGE).


COMUNICADO DE IMPRENSA Sobre o assalto a Residência Sede de Interesses do MPLT no Reino Unido da Inglaterra

COMUNICADO DE IMPRENSA
Sobre o assalto a Residência Sede de Interesses do MPLT no Reino Unido da Inglaterra




Na madrugada do dia 22 de Janeiro de 2014, a Residência Sede de Interesses do Movimento do Protectorado no Reino Unido da Inglaterra, e, casa de membro do Comité Politico e Representante naquele país Europeu, sofreu um assalto em que os alvos preferidos foram documentos afectos ao movimento, documentos de carácter Diplomático e o computador onde continha uma serie de informações, cadastramento e arquivo central de interesses do próprio movimento.



Esta macabra acção de terrorismo de estado do regime do Presidente José Eduardo dos Santos/MPLA contra os interesses do Movimento do Protectorado no estrangeiro, visa em primeiro lugar o desencorajamento da nobre missão e causa justa do Povo Lunda Tchokwe em prol da conquista da sua AUTONOMIA; visa o desencadeamento da luta sem tréguas anunciadas pela Presidência da Republica de Angola em Agosto de 2013, em combater o movimento Lunda Tchokwe por todos os meios ao alcance do regime e o possível fim da reivindicação do direito legítimo da Nação Lunda Tchokwe.



Esta campanha já há muito iniciada, com autoria moral e material do Sr Presidente José Eduardo dos Santos, outrora em Março de 2012 na cidade de Dundo em plena campanha eleitoral; em Saurimo no mês de Abril de 2013 há portas fechadas com os seus governantes e seduzindo o poder tradicional local, em Agosto de 2013 no Cuango com o Sr Secretario Geral do MPLA, Mateus Paulo Dino Matross e recentemente em Caungula com o Sr Kundy Pahayama, numa demonstração clara, a de que o regime jamais irá dialogar para por fim os conflitos fronteiriços da falsa descolonização de 1975.



Presidência do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, apelamos, que o regime do Sr Presidente José Eduardo dos Santos, cesse com os actos de violência, raptos, chacinas, prisões arbitrárias, ameaças e perseguições, que opte por uma cultura de diálogo que nos possa conduzir a uma PAZ duradoira, de irmandade entre os povos da Nação Lunda Tchokwe e os de Angola, que sempre estiveram unidos por razões históricas desde 1885-1975 sob protecção de Portugal, e desde 1975-2014 por ocupação e usurpação ilegal da soberania Lunda Tchokwe por Angola.



Lembramos que quaisquer actos violentos, serão sempre da responsabilidade do regime do Presidente José Eduardo dos Santos.




Comité Politico do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, em Luanda, aos 22 de Janeiro de 2014.-

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DENÚNCIA - GOVERNO DO DITADOR JES/MPLA MANDA SEUS AGENTES ASSALTAREM A CASA DO REPRESENTANTE DO MOVIMENTO DO PROTECTORA NO REINO UNIDO DA INGLATERRA

DENÚNCIA - GOVERNO DO DITADOR JES/MPLA MANDA SEUS AGENTES ASSALTAREM A CASA DO REPRESENTANTE DO MOVIMENTO DO PROTECTORA NO REINO UNIDO DA INGLATERRA





O Membro do Comute Politico e Executiva Nacional do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, e Representante no Reino Unido, Eng.º Mubuabua Yambissa, sofreu há sensivelmente 20 horas um assalto perpetrado em sua Casa por Agentes do SINSE/SINFO, radicados naquele país da Comunidade Europeia.



O Móbil do assalto dirigido e orientado superiormente a partir de Luanda, visou essencialmente a retirada de documentos do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, documentos inerentes a contactos diplomáticos, assim se explica, pois os meliantes do regime ditatorial de JES/MPLA, revistaram minuciosamente a casa do mesmo, vasculharam malas e no fim levaram consigo o Computador e seus pertences.



Como é do conhecimento público Nacional e internacional, os representantes do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, naquele país, foram várias vezes aliciados em somas astronómicas de dólares, com ofertas a postos Ministeriais, Vivendas, caros de luxo, etc, etc, como nunca se deixaram vergar pela máfia, não resta outra alternativa, senão o roubo e as ameaças.




O caso esta neste momento sob investigação da Policia Inglesas a quem foi apresentada a queixa do ocorrido.




A DIRECÇÃO DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE, esta neste momento preocupada com a segurança da vida de seus membros, tanto no exterior do país como no interior com esta nova formula de actuação do regime de Angola, que não opta na cultura de dialogo, conforme o Sr. Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, propalou em varias ocasiões e diante da comunidade internacional, que a resolução dos conflitos é por meio de dialogo e que seu governo não tinha a cultura da morte.




Perante esta nova situação, o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, apela a Comunidade Nacional e Internacional, as Organizações de Defesa dos Direitos Humanos a desencorajar as práticas ilícitas do Regime do Presidente José Eduardo dos Santos.



A democracia consiste no facto de que, todas pessoas de todos estratos sociais têm a liberdade de se realizar e de projectar livremente as íntimas aspirações de cada um. A democracia moderna é como uma imensidão do oceano na qual afluem os cursos de águas de diversas fontes do planeta terra, sem distinguir as origens, a composição e a natureza. Ela constitui um ponto de convergência dos valores divergentes, dos quais encontram o espaço de coexistência pacífica no oceano, de concórdia e de convivência sem excluir e sem ferir susceptibilidades de cada componente integrante.



A democracia é um fenómeno que está impregnado de normas e princípios fundamentais, sobre os quais repousam os valores sagrados que liberta o Homem dos factores negativos. São os Valores que identificam e movem as Causas nobres dos Povos, das Nações e dos Estados. A identidade e a lealdade política assentam nos valores sublimes que reflectem a justeza e a nobreza de uma Causa. Esta causa chama-se NAÇÂO LUNDA TCHOKWE.



MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE