terça-feira, 18 de novembro de 2014

MUNÍCIPES DE SAURIMO, NA LUNDA-SUL ATERRORIZADOS COM TANTAS MORTES

MUNÍCIPES DE SAURIMO, NA LUNDA-SUL ATERRORIZADOS COM TANTAS MORTES




Entre as cidades de Menongue, Luena e Dundo, a cidade de Saurimo é a que maior índice de mortalidade apresenta, com registos que vão entre 10 á 20 óbitos por dia, no circuito oficial do Hospital Provincial da Lunda – Sul.



As causas principais das mortes que esta assustar os munícipes de Saurimo, são doenças palúdicas, doenças diarreicas, acidentes de viação, problemas de tensão arterial, que é muitas vezes confundida com feitiçaria, não se trata do “Ebola” ou algum outro vírus de momento, mas a situação em si é preocupante.



O Hospital provincial carece de técnicos nesta área, para além da falta de medicamentos e espaço para o internamento de pacientes.



O Governo Angolano realizou no passado mês de Maio o censo da população e Habitação, os resultados divulgados dizem que temos pouca população, razão suficiente para que as condições sociais estejam criadas. Não existe preocupação do Governo Angolano com as populações na Lunda Tchokwe.



Em toda a região do território Lunda Tchokwe (Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte) não existe um único Hospital de referência, com equipamentos tecnológicos capazes de fazer diagnósticos a uma serie de doenças, com médicos a altura das exigências em pleno século XXI.



Os serviços centrais de vigilância das endemias, deveria se preocupar em enviar equipas técnicas especializadas a Lunda-Sul para verificar o que na realidade se esta a passar.




Sua Majestade Rei Muatchissengue Watembos em conversa com o repórter do Blog do Protectorado Lunda tchokwe, disse haver um surdo que esta a dizimar as populações em Saurimo, uma cidade que era pequena, hoje cresceu assustadoramente com gente vinda dos vários municípios desde o Cuando Cubango ao Dundo, para além de compatriotas vindos da RDC e Zâmbia que fixaram definitivamente.



Um estudante da Universidade Lueji Akonda, pediu para não identificar publicamente o seu nome, disse que Saurimo esta a dar medo para viver, “as pessoas estão a morrer como animais, e não há registo de que a senhora Governadora Cândida Narciso, como responsável máximo, venha ao público e tentar explicar o que se esta a passar”, na sua opinião, deve haver algum vírus que esta assolar a região.



Não é normal o que esta a passar em Saurimo, trata-se de mortes a todos os níveis; crianças, velhos, jovens, mulheres, homens aparentemente com saúde, no dia seguinte já se foi.



A rádio, a televisão e os jornais devem fazer eco esta situação bastante preocupante para se chamar atenção o governo e o Ministério da Saúde a rever as suas politicas de saúde para com a população na Lunda-Sul nos seus 4 municípios; Muconda, Cacolo, Dala e a cidade de Saurimo.



Os verdadeiros inimigos da saúde das populações da Lunda – Sul é a falta de água potável, a falta de emprego, a falta de cuidados materno infantis, a educação de baixa qualidade e educação sanitária, a fome, a miséria e a pobreza extrema, falta de preocupação das entidades competentes associado a ignorância e o obscurantismo criado pelo governo angolano para poder colonizar a Lunda Tchokwe no geral.



Em última instância, existe razões suficiente da Autonomia da Lunda Tchokwe, para dotar a região com capacidade de mobilizar fundos ao desenvolvimento, criar orçamentos específicos para a saúde das populações como uma prioridades das prioridades.



Vamos voltar ao assunto nas próximas edições.


Por Ngongo Manuel em Saurimo.