domingo, 2 de novembro de 2014

Ex-presidente do Burkina Faso refugiou-se na Costa do Marfim

Ex-presidente do Burkina Faso refugiou-se na Costa do Marfim


  
O ex-presidente do Burkina Faso, Blaise Compaoré, fugiu para a Costa do Marfim, divulgou a agência France-Presse, citando testemunhas oculares.



Actualmente, ele está em um dos hotéis de luxo na capital, Yamoussoukro.


Blaise Compaoré foi deposto de cargo de chefe de Estado ontem, 31 de Outubro, após protestos em massa. Na noite de 31 para 1 de Novembro, o coronel Isaac Zida declarou passar a chefiar o governo provisório.


Em 31 de Outubro, o chefe do Estado-Maior do Exército burquinense, general Nabéré Honoré Traoré, informou que assumia as responsabilidades de chefe de Estado. No entanto, muitos dos manifestantes se opuseram à sua candidatura, porque ele era o companheiro de Compaoré. Após isso, o general nunca mais apareceu em público, seu paradeiro ainda é desconhecido.


Os protestos em massa eclodiram na capital do Burkina Faso, Ouagadougou, em 28 de Outubro. Em 30 de Outubro, as manifestações se tornaram violentas – os activistas invadiram o parlamento do país e o prédio da televisão estatal, e, em seguida, anunciaram o início de uma "Primavera Negra". O governo foi dissolvido, e no país foi introduzido o estado de emergência.


A insatisfação dos burquinenses foi provocada pela intenção de Blaise Compaoré, que chegou ao poder na sequência de um golpe militar em 1987, de prolongar o seu mandato presidencial.



Costa do Marfim confirma que deu asilo ao ex-presidente de Burkina Fasso



A Costa do Marfim confirmou neste sábado que o ex-presidente de Burkina Fasso, Blaise Compaoré, está exilado no país após renunciar, forçado pelos protestos violentos que exigiam sua saída do poder.



"O presidente da República informa ao povo marfinense, aos residentes da Costa do Marfim e à comunidade internacional que o presidente Blaise Compaoré e sua família foram amparados na Costa do Marfim", disse em comunicado o chefe de gabinete do presidente Alassane Ouattara, Marcel Amon-Tanoh.


Amon-Tanoh disse que Ouattara está muito preocupado pela crise que atinge Burkina Fasso.


"O presidente espera que este país irmão retorne, o mais breve possível, à paz e à estabilidade", acrescenta o texto.


O ex-presidente de Burkina Fasso chegou a Yamoussoukro, capital política da Costa do Marfim, às 22h do horário local de ontem, em um comboio militar.


Pressionado por uma série de protestos violentos nas ruas do país durante os últimos três dias, o ex-presidente renunciou ontem após 27 anos no poder, conquistado através do golpe de estado.


AFP | EFE