quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SECRETARIO GERAL DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO ESTA NA CONFERÊNCIA DA ONU EM GENEBRA SUIÇA

SECRETARIO GERAL DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO ESTA NA CONFERÊNCIA DA ONU EM GENEBRA SUIÇA



O Secretario Geral do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, esta na Suíça a participar na Conferência da ONU dos Direitos Humanos a convite de Organizações Internacionais presentes neste evento de 2014.



Em Genebra Suíça, o Secretario Geral do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe Sr. Júnior Cassoca, que participa da Conferência do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, fez entrega a NAVI PILLAY Alta Comissária da ONU daquele Organismo de Direitos Humanos uma Carta do Presidente do Movimento José Mateus Zecamutchima.


Angola, esta no processo de Revisão Periódica Universal da ONU de Monitoria dos Direitos Humanos, por isso é que o Movimento Lunda Tchokwe reivindica direitos políticos, civis e humanos, plasmados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o direito de Autodeterminação, de acordo com a Carta da ONU artigo 1.º e da Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos, artigo 20.º e 21.º.



A Presença do SG em Genebra e da Carta da Presidência entregue a Navi Pillay, é a denuncia do Povo da Nação Lunda Tchokwe que reivindica a sua Autonomia do Estado Angolano, um direito legitimo e histórico-natural que esta sendo violado sob olhar silencioso da Comunidade Internacional, que neste fórum da ONU deverá escutar o clamor da Nação Tchokwe.



Visa também a contribuição da passagem de Angola pelo Mecanismo de Revisão Periódica Universal, oferecendo a verdade sobre violações dos Direitos Humanos na Lunda Tchokwe, em que o Movimento sugeriu a criação de uma “Comissão de Inquérito e Investigação de Assassinatos impunes dos últimos 5 anos”, foi por causa desta sugestão que produzimos um relatório com mais de 150 vitimas mortais, assassinatos dos últimos anos, já em posse do Governo Angolano e na Assembleia Nacional com cópia ora entregue a Navi Pillay.


A luta do Movimento do Protectorado, é pacífica, visa o restabelecimento da Autonomia de Angola, um direito legítimo da Nação Lunda Tchokwe.


No âmbito da actividade diplomática, no passado mês de Setembro do ano em curso, foi entregue uma Carta da Presidência do Movimento do Protectorado ao Secretario Geral da ONU, Dr.º BANKI MOON e alguns países membros do Conselho de Segurança da ONU, onde Angola é membro não permanente.



Uma outra Carta havia sido entregue ao Secretario de Estado Americano John Kerry para o Governo do Presidente Barack Obama, aquando da sua visita oficial a Republica de Angola no primeiro semestre deste ano.



As acções de fórum diplomático sobre a reivindicação da AUTONOMIA da Nação Lunda Tchokwe, vão continuar a nível das instituições internacionais, dos Governos do Ocidente autores materiais do Protectorado e agências da ONU, até o restabelecimento da nossa autonomia, não vamos descansar.




O Secretario Geral esta a participar da conferência da ONU em Genebra juntamente com os Representantes da Missão Externa do Movimento a nível da EUROPA, onde estão a desenvolver uma intensa actividade diplomática em prol do “DIALOGO” com o Governo Angolano.