quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ANGOLANO NO REINO UNIDO REPRESENTA UNIVERSIDADE NUMA CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE KIMBERLITES

ANGOLANO NO REINO UNIDO REPRESENTA UNIVERSIDADE NUMA CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE KIMBERLITES




 Mubuabua Yambissa (foto), encontra-se a fazer o doutoramento (PhD), no Reino Unido (UK), foi recentemente seleccionado pela direcção da Universidade, para representar a sua instituição numa conferência internacional, sobre os Kimberlites e componentes relacionados, que teve lugar entre os dias 29 de Setembro a 02 de Outubro, 2014 na Antalya-Turquia.



Perante vários cientistas, professores, doutores e outros academicos provenientes  de varias Universidade do Mundo tal como USA, CANADA, RUSSIA, AUTRALIA, CHINA, UCRANIA, BRAZIL,TURQUIA e outros paises presente,   Mubuabua Yambissa  explicou a razao das suas pesquisas scientificas   perante audiencia e tambem informou claramente sobre os processos  de formação geologico dos kimberlites Angolanos e a causa da variação de quantidade e qualidade de diamantes que se encontram na região do territorio Lunda Tchokwe em Angola.




Mubuabua Yambissa é natural da Lunda-Norte, e é o representantes oficial  na Europa do Movimento que reivindica uma Autonomia efectiva das Lunda (movimento do Protectorado da Lunda/Tchokwe).



Durante a sua visita na conferencia internacional, Yambissa também aproveitou a oportunidade para explicar  aos praticipantes em detalhes as causas fundamentais que leva o seu movimento em busca de dialogo com o Governo de Angola para uma efectiva  Autonomia da Lunda tchokwe territorio a Leste de Angola.



Yambissa, salientou na conferencia internacional, na Turquia, que apesar da maioria dos nossos diamantes  serem explorado pelos Russos, mas até agora não existe uma explicação solida, geologica e cientifica, dos factores principais  que  originou a grande variação de quantidade, qualidade e distribuição de diamantes no territorio da Lunda Tchokwe em Angola.



Yambissa encontra-se na fase final do seu doutoramento,  especializando se em kimberlites e diamantes, uma contribuição cientifica  na discoberta  dos problemas e processos  geologicos  associados com os diamantes e kimberlites Angolanos.





Para lém de fazer PhD, Yambisa tem 2 mestrados (MSc, MBA) e uma licenciatura (BSc), todos em differentes Universidades do Reino Unido (UK).