quinta-feira, 4 de setembro de 2014

HAJA CLARIVIDÊNCIA!


HAJA CLARIVIDÊNCIA!


Ao longo da semana, e em especial nesse dia 28 de Agosto, ouvi inúmeras referências à clarividência de Sua Excelência. Todas elas legítimas!



Podemos não concordar com todas, mas temos de aceitá-las em nome da tolerância, da liberdade de expressão, do respeito pela diferença e do pluralismo de expressão. Não posso, por isso, deixar de me associar ao movimento em prol da clarividência de Sua Excelência.



Graças à Clarividência de Sua Excelência, no nosso país os órgãos de soberania violam a Constituição e as leis da República, que juraram cumprir e fazer cumprir, simplesmente para manter o poder inquestionável de Sua Excelência!



Graças à Clarividência de Sua Excelência, temos um Parlamento, cujas funções primordiais são representar, legislar e fiscalizar. Porém, apenas legisla, e sempre em benefício do Executivo, porque todos têm de prestar vassalagem à Sua Excelência! E decidiu agredir a Constituição ao suspender os actos de fiscalização do Executivo.



Graças à Clarividência de Sua Excelência, os representantes do povo, não representam os cidadãos, pois não debatem os reais problemas do povo, que todos conhecemos nem parecem estar preocupados com a violação flagrante e constante dos direitos fundamentais dos representados!



Graças à Clarividência de Sua Excelência, o direito à vida, à integridade física, à manifestação pacífica, à liberdade de expressão, de informação e de imprensa, são violados por órgãos e agentes do Estado, todos os dias!

 


Graças à Clarividência de Sua Excelência, Camulingue e Cassule continuam desaparecidos e muitos outros têm tido a mesma sorte, só porque pensam de modo diferente ou reivindicam os seus direitos!



Graças à Clarividência de Sua Excelência, continuamos sem água, luz, sem saneamento básico, sem escolas públicas condignas para educar as nossas crianças e jovens. Continuamos sem assistência médica e medicamentosa públicas de qualidade e célere, sem emprego para a juventude, sem habitação para os excluídos da governação!



Graças à Clarividência de Sua Excelência, temos uma corrupção endémica (do topo à base), neocolonialismo gritante, angolanos a morrer por intolerância política, de fome, de sede, de doenças, por causa da criminalidade ou da brutalidade da Polícia Nacional e dos Fiscais do Governo!


Graças à Clarividência de Sua Excelência, temos a primeira bilionária de África! A delapidação do erário público tornou-se escandalosa, o tráfico de influência deixou de ser crime, as comissões milionárias cobradas pelos governantes escandaliza os investidores, a ganância é desmedida, as malas com o dinheiro de todos nós, passeiam pela Europa, com a conivência dos compadres de Luanda e da Portela!

 


E temos ainda que tolerar e achar piada ao mau uso dos órgãos de comunicação social públicos que promovem a promiscuidade, não são plurais e não informam com verdade, rigor, isenção, objectividade, ignorando sempre o princípio do contraditório!



Graças à Clarividência de Sua Excelência, em Angola, o país do futuro, tudo é adiado para o próximo dia, mês, ou ano! Sim (...), Graças à Clarividência de Sua Excelência, que até pertenceu à geração da utopia, hoje temos uma Angola sem solidariedade, sem amor ao próximo, sem tolerância, sem honestidade, sem humanismo, enfim, sem valores éticos, morais e cívicos.



E tudo Graças à Clarividência de Sua Excelência! Haja clarividência!



Mihaela Neto Webba, Deputada da AN
28 de Agosto de 2013