segunda-feira, 28 de julho de 2014

COMANDANTE DA POLICIA DO CUANGO MANCOMUNADO COM MELIANTES E ASSASSINOS TENTA LUDIBRIAR O COMANDANTE PROVINCIAL DA PN NA LUNDA-NORTE


COMANDANTE DA POLICIA DO CUANGO MANCOMUNADO COM MELIANTES E ASSASSINOS TENTA LUDIBRIAR O COMANDANTE PROVINCIAL DA PN NA LUNDA-NORTE
 

No dia 5 e 6 de Julho do corrente ano, a localidade diamantífera de Cafunfo foi palco de violentos distúrbios por parte de meliantes e criminosos a soltas, de que resultou na morte do cidadão Nelito Filipe Saukaweni, de 34 anos de idade, o malogrado em vida era funcionário da empresa de segurança privada SOCICLA.

 




Os distúrbios continuaram na semana seguinte, nos dias 12 e 13, os Activistas do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, denunciaram publicamente o sucedido com a agravante de as Autoridades Competentes locais terem inventado a história, segundo a qual o autor material do crime do assassinato de Nelito Filipe, era o seu colega de trabalho Boaze Sozinho que se encontra actualmente preso e sem provas.


 

A Policia do Cuango, não tendo provas, exigiu a família de Boaze Sozinho o pagamento de 10.000,00 USD, dez mil dólares americanos para a sua soltura.

 




No mesmo período, as autoridades do governo provincial da Lunda-Norte, enviou um reforço de agentes da Policia de Intervenção Rápida e das Forças Armadas Angolanas para o patrulhamento da zona urbana e a periferia de Cafunfo, em que resultou da apreensão de mais de 12 elementos.

 




Destes 12 elementos, o Comandante Municipal da Policia do Cuango, Sr Super Intendente, Caetano Bravo dos Santos e o Delegado Municipal da Investigação Criminal, Sr. Intendente António Pedro Tomas, negociaram com 7 elementos dos detidos, para que estes aceitassem ingloriamente serem militares do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, que não tem exercito nenhum, os colocaram fardamentos e tiraram lhes fotografias empunhando armas AKM conforme as fotografias que anexamos dos referidos elementos.


 

De acordo com estes 7 elementos, agora em liberdade, os aconselharam para aceitarem serem militares do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, e que praticavam distúrbios em Cafunfo a troco de receberem do Comandante Municipal e do Delegado da DNIC recompensas financeiras.
 

Por outro lado, os mesmos teria feito obrigatoriamente declarações públicas, em como eles pertencem ao Movimento que reivindica Autonomia da Nação Lunda Tchokwe, sob liderança do Eng.º José Mateus Zecamutchima quem seria o eventual mandante dos distúrbios e vandalismo ocorridos amiúde na localidade diamantífera de Cafunfo.

 



O tipo de propaganda comunista leninista, ultrapassado há séculos em que alguns dementes continuam agarrados para atingirem os seus objectivos em lugar de informar com a verdade o povo e o mundo.



O Sr. Super Intendente Caetano Bravo dos Santos e o Sr. Intendente António Pedro Tomas, comunicaram os factos de Cafunfo ao seu superior hierárquico no Dundo, o sr Comandante Provincial da Policia Nacional, o sr. Sub Comissário Gil Famoso, que eles haviam apanhado 7 militares do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, e, levaram os mesmo para o Dundo, onde eventualmente deveriam ser filmados pela TPA, ouvidos pela RNA, ANGOP e o Jornal de Angola, e seriam apresentados publicamente.

 

 

Valeu a visão sabia e inteligente do Comandante Provincial da Lunda-Norte, que não foi pela conversa de dois distraídos, mancomunados com meliantes. O sr Comandante Provincial, deu soltura a estes 7 inocentes, que já se encontra de regresso a vila de Cafunfo e acaba de denunciar publicamente as acções de que foram alvo pelo Sr Super Intendente Caetano dos Santos.



 
Populares de Cafunfo, apontam o dedo acusatório ao Sr Caetano dos Santos, como sendo um Policia muito corrupto, que tem estado a receber dinheiro dos meliantes, de estrangeiros o que permite que estes continuem a cometer crimes e violações.
 

O MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE VAI CONTINUAR A SUA LUTA EM BUSCA DO DIALOGO COM O GOVERNO DE ANGOLA PARA A NOSSA AUTONOMIA.