segunda-feira, 7 de abril de 2014

OS GARIMPEIROS JOVENS DESEMPREGADOS NA LUNDA-SUL, CONTINUAM PRESOS NA PENITENCIARIA DE SAURIMO

OS GARIMPEIROS JOVENS DESEMPREGADOS NA LUNDA-SUL, CONTINUAM PRESOS NA PENITENCIARIA DE SAURIMO




Há um mês para cá, exactamente no dia 3 de Março de 2014, a Policia prendeu mais de 150 elementos na localidade de Sasuaha cerca de 30 Km a norte da cidade de Saurimo, acusando-os de garimpeiros, outros 10 foram mortos naquela operação de surpresa por ordens superiores das autoridades do regime angolano que coloniza aquele território há 39 anos para cá.




As humilhações, a segmentação de quatros académicos, a perseguição por que passa o povo Lunda Tchokwe, onde cerca de 99 % da população em idade activa sobretudo a juventude que vive sem condições por falta de emprego, obriga qualquer honesto deste mundo a praticas consideradas ilegais.



Como obrigar um desempregado a pagar 50.000,00 Kz? A única saída de quem tem fome é roubar ou matar.



Como obrigar um desempregado, pai de uma família, não tem como os sustentar a pagar ao poder judiciários 50.000,00 Kz?



Por esta e outras razões, os mais de 150 desempregados, condenados a portas fechadas no tribunal da Lunda-Sul, por 45 dias ou pagamento de uma multa de 50.000,00 Kz, a sua maioria continua detida sem poder pagar o que é lhes exigido.



O regime ditatorial foi o primeiro que licenciou na Lunda Tchokwe o garimpo artesanal e foi o responsável que criou as casas conhecidas por “Comptuarios” de compra dos diamantes vinda de exploração artesanal.




Nunca se esperou que o regime do Presidente José Eduardo dos Santos, fosse o primeiro a condenar aquilo que ele mesmo legalizou ainda com assassinatos.




A pobreza do povo Lunda Tchokwe é uma consequência da política discriminatório do regime do Presidente José Eduardo dos Santos ao longo do seu consulado de 39 anos do poder absoluto e contra a Nação Tchokwe, que tem o seu inicio com o famoso processo 105.




Exigimos que sejam soltos incondicionalmente, sem mais argumentos ou exigências, pois eles não são delinquentes ou criminosos, são pacatos cidadãos a procura de emprego e de sobrevivência.



Por Fiel Muaku em Saurimo