quarta-feira, 2 de abril de 2014

NOVO MILÉNIO E AS 4 PANDEMIAS QUE CONTINUARÃO COM A HUMANIDADE

NOVO MILÉNIO E AS 4 PANDEMIAS QUE CONTINUARÃO COM A HUMANIDADE





À meia-noite de 31 de Dezembro de 1999 terminou o século XX. Apesar de ter sido uma época turbulenta, presenciamos também o surgimento de novas tecnologias, impressionantes avanços da medicina, explosão de informações e rápida expansão da economia global. Assim, o novo milénio é aclamado por muitos como símbolo de esperança e de mudanças. Será que neste milénio acabarão a guerra, a pobreza, a poluição ambiental e as doenças?



Já passaram 13 anos desde que entramos no novo milénio, hoje no caminho o 14º ano.



Muitos esperam que sim. Mas qual é a probabilidade de que, no novo milénio ocorram mudanças que o beneficiem, que tornem a vida mas segura para você e sua família? Vejamos as grandes endemias que ainda precisam ser resolvidos:



ü Guerras, Pobreza, Doenças e Poluição



A violência em vários países poderá atingir níveis sem precedentes. Gerada por divisões étnicas, tribais e mesmo religiosas, … essa violência originara… o tipo mais comum de conflito nos próximos 25 anos, … matando centenas de milhares de pessoas por ano.



Importante é que as estimativas são de que, por volta do ano 2020, as doenças não transmissíveis sejam responsáveis por sete em cada dez mortes nas regiões em desenvolvimento, em comparação com menos de 50% hoje, e África aparece no centro principal das doenças.



Alguns especialistas afirmaram que, por volta de 2010 á 2020, haveria 66 milhões de pessoas vivas a menos nos 23 países em que a epidemia da SIDA é mais grave.



Outros males que vamos conviver com eles neste milénio, é a pobreza, quase 1.3 bilião de pessoas vive com menos de um dólar por dia e quase 1 bilião não consegue suprir suas necessidades básicas de alimento, acompanhado com o desemprego gritante, sobretudo nos países do coração de África, na região dos grandes Lagos, por causa de ambições dos respectivos governos e as guerras.



Finalmente os países desenvolvidos industrialmente, causam danos ambientais em escala global, poluição generalizada e destruição dos ecossistemas, a tendência do milénio passado contínua no presente, o meio ambiente esta a sofrer cada vez mais pressões, as várias conferências internacionais sobre o ambiente que a ONU e a comunidade internacional organiza, ainda não deram os resultados esperados.



Assim, por trás da animação e do entusiasmo causados pelo novo milénio, esconde-se, mais assustadora do que nunca, o espectro da poluição, da doença, da pobreza e da guerra. As raízes desses problemas são sempre a ganância, a desconfiança e o egoísmo, características que não podem ser eliminados apenas com pesquisas científicas, tecnologia ou política.



Fonte: -programa da ONU para o meio ambiente, PNUD,  Comissão Europeia e do Banco Mundial, Conforming AIDS Evidence from the Developing World e American Security in the 21st Century.