segunda-feira, 14 de abril de 2014

NA PENITENCIARIA DA LUNDA-SUL, OS MAIS DE 150 GARIMPEIROS JOVENS DESEMPREGADOS VÃO CONTINUAR POR MAIS TEMPO, O TRIBUNAL CONTINUA A EXIGIR O PAGAMENTO DA FIANÇA

NA PENITENCIARIA DA LUNDA-SUL, OS MAIS DE 150 GARIMPEIROS JOVENS DESEMPREGADOS VÃO CONTINUAR POR MAIS TEMPO, O TRIBUNAL CONTINUA A EXIGIR O PAGAMENTO DA FIANÇA





Mais de 150 garimpeiros Jovens desempregados foram julgados no dia 6 de Março de 2014 no Tribunal Provincial da Lunda-Sul, acusados de garimparem ilegalmente na localidade de Sassuaha a cerca de 30 Km a norte de Saurimo, numa areia segundo fontes locais, com licença de exploração artesanal expedida pelo Governo Angolano em 2012.




Em um julgamento sumário, o juiz decidiu aplicar uma condenação de 45 dias para todos ou o pagamento de uma multa de 50.000,00 Kz cerca de 500 USD para cada indivíduo.



Esta decisão trouxe muita confusão naquele dia junto da porta do Tribunal.




Os mais de 150 jovens garimpeiros e desempregados na sua maioria, não tiveram a capacidade económica para absolutamente pagarem a exigência do Tribunal da Lunda-Sul, conforme havíamos prognosticado.  


Agora há pouco menos de 6 dias do termina do tempo da condenação ilegal, recebemos noticias de fontes ligadas ao Tribunal da Lunda-Sul, segundo as quais, quem não pagar não terá liberdade.





Em qualquer parte do planeta terra, a justiça não coaduna com as mentiras, com as humilhações ou favorecimento, se já cumpriu o tempo da condenação, não existe outra alternativa, senão colocar em liberdade o justo.





O nosso apelo as instituições de defesa dos direitos humanos, a condenar esta acção do Tribunal da Lunda-Sul para não continuar com esse plano maquiavélico de manter reféns ilegalmente esta juventude Carente de emprego, o meio digno para a sustentação das suas famílias.