quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

POLÍCIA DO REGIME DO PRESIDENTE JES NO CUANGO ATRAPALHADO COM AS DENUNCIAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NAQUELA LOCALIDADE, PRENDE COMPUTADORES DE CIDADAOS INOCENTES

POLÍCIA DO REGIME DO PRESIDENTE JES NO CUANGO ATRAPALHADO COM AS DENUNCIAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NAQUELA LOCALIDADE, PRENDE COMPUTADORES DE CIDADÃOS INOCENTES





De acordo com o cidadão Simão Adolfo Elinga, de 23 anos de idade, proprietário de um quiosque denominado SND, Lda. no Cuango, o proprietário realiza no local; fotocopias, gravações de musica para telemóveis, fotografias e coloca a disposição dos estudantes um computador para estes realizarem pesquisas via internet que os professores solicitam aos alunos, tal como acontece por Angola inteira incluindo a Nação Lunda Tchokwe.




O que este não esperava, teve lugar dia 18 de Fevereiro de 2014, logo cedo foi surpreendido por um grupo de Policiais do Comando Municipal do Cuango que apareceram para prenderem o Computador e o seu proprietário, com ele, mais um outro cidadão Lunda Tchokwe, Muxito Kabanga, que no dia-a-dia o ajuda no atendimento as populações que solicitam os seus serviços.

  


Presos desde o dia 18 á 20 de Fevereiro quando foram soltos mediante o pagamento de 30.000,00 Kz de multa, e, tudo pelas seguintes razões ou crime; deixar que as populações usem o seu computador para pesquisas na internet, a polícia alega que é a partir deste Computador que os membros dos direitos humanos e os do Protectorado usam para se comunicarem enviando emails que denunciam tais violações.



No preciso momento, a Policia deu soltura aos dois elementos, mais não lhe foi entregue o Computador. Simão Adolfo disse que, o Chefe da polícia lhe ameaçou não entregar-lhe o computador durante 20 dias, mesmo com o pagamento de multa já feito.





A polícia prendeu, para além do computador, modem, Pen Drivers, impressora e ainda os seguintes documentos; BI, registo eleitoral, cartão de militante e a declaração da autorização para o exercício da actividade comercial. Estes documentos e material ficaram presos sem nenhuma explicação, interrompendo assim o ganha-pão do cidadão.




A globalização veio para ficar definitivamente, muitos governos autoritários ainda não se aperceberam que estamos em pleno século XXI e nada mais vai voltar para o passado, ao invés de adaptarem-se a nova realidade de um mundo novo e tecnológico.




Hoje existem no mundo várias formas de comunicação e de envio de informações; telemóveis, IPADs, Câmaras fotográficas, etc, etc, que não é somente por um computador, não sabemos como é que os governos autoritários podem combater essa realidade.




 O governo angolano deveria é defender a ferro e fogo a integridade das populações, protege-los de quaisquer malfeitores e, essa responsabilidade é Policia em primeira instancia e não é de qualquer outra entidade.




Por Massolo no Cuango