sábado, 4 de janeiro de 2014

CONSEQUÊNCIAS DO ARTIGO 15º DA LEI CONSTITUCIONAL ANGOLANA SOBRE A PROPRIEDADE DAS TERRAS, ESTRANGEIROS VENDEM TALHÕES DE TERRENOS AOS NACIONAIS NA LUNDA TCHOKWE

CONSEQUÊNCIAS DO ARTIGO 15º DA LEI CONSTITUCIONAL ANGOLANA SOBRE A PROPRIEDADE DAS TERRAS, ESTRANGEIROS VENDEM TALHÕES DE TERRENOS AOS NACIONAIS  NA LUNDA TCHOKWE







Em 2010, a Assembleia Nacional de Angola, expropriou as terras aos autóctones, naquele mesmo ano, o senhor José Eduardo dos Santos, disse aos 4 cantos do mundo que a constituição angolana aprovada era genuína e que defendia os interesses nacionais, e, o legislador colocou no artigo 15º que a terra era propriedade originaria do Estado e não do povo.


                                  
O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, a sociedade civil angolano no geral, defendem continuamente que a terra é herança dos nossos antepassados e, por isso, originariamente é uma pertença do povo, o Estado pode à transitar para pessoas singulares ou colectivas, tendo em vista o seu racional e efectivo aproveitamento, nos termos da Constituição, que não podia ser de outra maneira. Afinal de conta primeiro é a terra depois o povo e por ultimo as lei que fazem com que o Estado aparecesse.




Não conhecemos Angolanos que são detentores de terras, grandes fazendas em outras partes do mundo ou seja em outros países; na Nigéria, no Sudão, na Etiópia, para citar alguns exemplos, que são uma aberração por cá. A governação do JES/MPLA uma autentica heresia para os Lundas.



O exemplo a seguir, é um destes casos caricatos do artigo 15º da Nova Constituição de Angola, relativamente a quem é dada a originalidade de terras.




O senhor BLE BAKARY tc Dramim, de nacionalidade Ivoiriense, nascido no dia 10 de Outubro de 1967, filho de Ble Iodeth Jean Marie e de Coulisaly Salimata, portador de Cartão de estrangeiro Residente N.º1830/CMS/2013, nestas condições estão na Lunda Tchokwe muitos Oeste Africanos a realizarem os seus negócios, explorando sexualmente os pobres cuidados da nossa população, invadindo as nossas terras vandalizam a fauna como a venda de carne assada de cabritos ou melhor o famoso “cabrite” negocio desconhecido entre nós ao longo dos anos, mesmo durante a presença de Portugal, fomentando roubo de criação sem quaisquer exigência, ou  imposição do Estado para estes criarem outras reservas para o efeito sob olhar silencioso do regime do Presidente José Eduardo dos Santos.



BLE BAKARY,”Dramim” está em Angola desde 1996, veio para a Lunda-Sul no mesmo ano,com o mesmo objectivo de muitos oeste Africanos no território da Nação Lunda Tchokwe, para o enriquecimento fácil, potenciados pelos governantes de Angola para a compra de diamantes artesanal, em colaboração com alguns governantes do regime de JES/MPLA, muitos deles praticam actividades ilícitas e obscuras, com realce,  possuidores de grande porções latifundiário (TERRATENIENTES) para posterior revenda aos outros estrangeiros e nacionais carentes deste, tornando o negocio mais lucrativo que beneficia governantes do regime outrora sem terra na Lunda Tchokwe.




O Sr BLE BAKARY “DRAMIM”com a cumplicidade da senhora Governadora da Lunda-Sul, Cândida Narciso, adquiriu, ninguém sabe como, mais de 40 talhões de terrenos de 20 X 20, nos arredores do Aeroporto de Saurimo, tal como alguns outros estrangeiros os adquiriram …




Hoje, o Sr BLE BAKARY é o “BOSS” e o campeão de venda de terrenos na Lunda-Sul, a administração de Saurimo nunca questionou como é que um estrangeiro é detentor de tantos talhões, vende-os aos autóctones e ainda é nos serviços comunitário que são depois legalizados!..





Sr Presidente da Republica de Angola, afinal esta é a originalidades das terras do estado angolano, favorecendo estrangeiros? Por causa da pobreza estrema, 80% da cidade de Saurimo está vendida aos estrangeiros, porque assim senhor Presidente? O que se pretende com o povo Lunda Tchokwe ao venderem as terras, as casas e outros bens móveis aos estrangeiros? Nomeadamente o histórico mercado municipal de Saurimo um bem público que merecia a devida reparação e manutenção a favor do público agora já é pertença privado de Santos Bikuku.




Por Fiel Muaku em Saurimo