quarta-feira, 13 de novembro de 2013

REGIME ANGOLANO LIBERTOU MEMBROS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE QUE SE ENCONTRAVAM PRESOS ILEGALMENTE NA KAKANDA LUNDA-NORTE

REGIME ANGOLANO LIBERTOU MEMBROS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE QUE SE ENCONTRAVAM PRESOS ILEGALMENTE NA KAKANDA LUNDA-NORTE





Os membros do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe que desde 2010 se encontravam a cumprir uma pena ilegal na cadeia da Kakanda foram libertos esta tarde do dia 13 de Novembros de 2013, conforme prometeu o Secretario de Estado para os Direitos Humanos Sr. António Bento Bembe na semana passada, quando este reuniu com os referidos membros naquele estabelecimento prisional, noticia que o Presidente do Movimento Eng.º José Mateus Zecamutchima deu a conhecer através da Rádio a Voz de América.




Os libertos são; Domingos Henrique “Samujaia”, Sebastião Lumanhi, José Muteba e António Silva Malendeca, que ambos estavam a cumprir ilegalmente penas de: 3 anos, 6 anos, 4 anos e 5 anos respectivamente.




Essa decisão do Regime Angolano pegou de surpreso o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, que ao longo dos últimos anos usou vários advogados com o objectivo de libertar os Activistas Políticos do movimento e não teve êxitos, entre eles o Dr. David Mendes e o Dr. Marcolino José Carlos Moco.




Foi vencida uma batalha jurídica, mas a luta contínua, pois amanhã dia 14 de Novembro de 2013, outros 10 Membros do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, irão ser ouvidos na 3ª Secção do Tribunal Provincial de Luanda, do Palácio Dona Ana Joaquina em um processo cheio de irregularidades, que tem como Advogado de Defesa o Dr. Salvador Freire, actual Presidente da Associação Mãos Livres.





O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, espera que o regime de Angola deia o passo mais importante; “DIÁLOGO” e se estabeleça a AUTONOMIA DA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE rapidamente.