segunda-feira, 4 de novembro de 2013

COMUNICADO DE IMPRENSA DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE SOBRE A CONFERENCIA ORGANIZADO PELO JES/MPLA PARA PROMOVER O MALAQUITO

COMUNICADO DE IMPRENSA DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE SOBRE A CONFERENCIA ORGANIZADO PELO JES/MPLA PARA PROMOVER O MALAQUITO





 COMITÉ EXECUTIVO NACIONAL DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE, COMUNICA A OPINUIÃO PUBLICA NACIONAL E INTERNACIONAL O SEGUINTE:



A fracassada manobra Maquiavélico do regime do José Eduardo Dos Santo e a sua infeliz doutrina menplista que pretende derrubar o glorioso movimento que reivindica a soberania da Lunda Tchokwe passa por um pano de fundo a propalada realização duma conferência de Imprensa anunciado pelo cidadão da Lunda Tchokwe; Sr. Jota Filipe Malakito, para a o dia 4 de Novembro de 2013 no Hotel de Luz na Capital Angolana, é uma outra fracassada tentativa maquiavélico do regime do ditador José Eduardo dos Santos/MPLA que a todo o custo está tentar instrumentalizar um Vende-pátria que outrora foi privado de liberdade nos cárceres do mesmo regime, em troca desta imputou-lhe a responsabilidade de acabar com os valiosos suporte do movimento que sem sobra de dúvida sustentáculo de fundamentos da razão para o reconhecimento internacional e o alcance da soberania Lunda; essa manobra desencadeado pelo regime mais contestado em Angola e no mundo quer a ferro e fogo institucionalizar os traidores na causa da Lunda para assumirem um papel de desestabilização a sombra de considerar e confundir a opinião pública Nacional e Internacional, nos seus intentos de impedir o avanço das forças que luta pela emancipação da autodeterminação da Nação Lunda Tchokwe.


O Governo da Republica de Angola, em carta enviada a Presidência do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe no dia 1 de Agosto do corrente ano, em um dos seus parágrafos, disse: (…)”Não reconhece quaisquer pretensos protectorados, nem contempla a concessão de qualquer Autonomia Administrativa, económica e jurídica a nenhuma parcela do território nacional, que é uno e indivisível (...)


(…)”Neste sentido, competindo ao Estado Angolano garantir a segurança nacional, observando a constituição e a Lei, Salvaguardando a independência e a Soberania nacionais, e a integridade territorial, somos a informar que o Estado, não dará tréguas e combaterá energicamente, todos os actos que atentem contra a estabilidade, a segurança, a ordem publica e a integridade territorial, defendendo a todo custo a constituição angolana e a Unidade Nacional”(…).


É hoje este mesmo Governo Angolano, que jurou publicamente não reconhecer o pretenso protectorado e que iria o combater energicamente sem tréguas e a todo custo. Que autoriza a realização de uma conferência de imprensa num dos Hotéis de Luz, para se falar dos mesmos protectorados?.. Dum lado é esse mesmo governo que muniu a sua força de segurança para tentar contra a vida do presidente de protectorado da Lunda Engenheiro Zecamutxima.


É o mesmo governo Angolano que tem presos políticos e filhos da Nação Lunda Tchokwe nas suas cadeias a cumprir sentenças de 6 anos, acusados de dividir Angola, separatistas e de terem cometido crimes contra a segurança do Estado de um país considerado uno e indivisível, que hoje vai permitir que se realize uma conferencia de imprensa em um Hotel de Luz, para se falar dos protectorados com a presença de Partidos Políticos, Deputados a Assembleia Nacional, Jornalistas e Analistas políticos afectos ao regime?..


Como é do conhecimento publico, o regime ditatorial do Sr. José Eduardo dos Santos/MPLA, para combater as oposições a sua governação, sempre utilizou a corrupção para comprar elementos nocivos da oposição, tal como aconteceu com partidos; UNITA, FNLA, PRS e tantas outras forças com o objectivo de os enfraquecer, e aqui não fogem a regra contra o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, usando o corrupto e nocivo cidadão Jota Filipe Malakito; senão vejamos:


Malakito foi destituído por vários motivos e razões; corrupção activa, reuniu em 11 de Julho de 2008 sozinho com elementos afectos a Casa Militar da Presidência da Republica nas instalações do Conselho de Ministros, sito ao largo dos Ministérios e lhe prometeram 15.000.000,00 (Quinze milhões de dólares) aceitou, mas a maioria dos membros da direcção não aceitou tal proposta.


Preso em Maio de 2009, por não ter cumprido com a promessa de ter que parar com as acções do movimento em que ele já não tinha o controlo, entrega uma relação nominal de todos os membros de Direcção a DNIC com o objectivo de os prender ou abate-los na calada da noite em 12 de Junho de 2009.


Transferido da cadeia de S. Paulo para a Comarca de Viana, volta a entregar uma nova relação nominal dos membros de direcção a elementos afectos a Casa Militar da Presidência da Republica e do grupo técnico operativo de Inteligência, agentes conhecidos por Henrique, Daniel, Edna e o sr Prince com quem mantinha contactos permanentes ate a data de sua soltura.


Na cadeia escreve uma carta ao Sr. Avelino irmão mais velho do Presidente José Eduardo dos Santos, pedindo que este interviesse junto de seu irmão para que lhe concedesse a liberdade com a promessa de tentar acabar com as acções do movimento reivindicativo.


Ainda na cadeia escreve uma carta para pedir amnistia ao Presidente José Eduardo dos Santos, isto é em 2010.


Em 22 de Março de 2011, depois de ser liberto, escreve uma carta ao MPLA para agradecer por lhe ter tirado da cadeia, esquecendo-se do Hábias Corpus que o Dr. David Mendes teria interposto junto do Tribunal Supremo.


Saiu da cadeia com a proposta do MPLA para ser o Director da Campanha Eleitoral de 2012 nas Lundas, recebendo dinheiros, viaturas, bicicletas e outros bens para que fosse distribuídos as populações locais para conquistar votos a favor do Partido no Poder em Angola, esta acção não surtiu efeitos porque foi destituído a 12 de Abril de 2012. E, como se não bastasse ele convocou os Miananganas para lhes comunicar que já havia negociado a partir da cadeia de Viana com o Presidente José Eduardo dos Santos, 35.000.000.000,00 (trinta e cinco biliões de dólares) a seu favor.


Depois da sua destituição, ele foi a Rádio Eclésia e a Voz de América, acusando que a actual Direcção do Movimento possuía paióis de armamentos militar, fez queixa juntos dos Tribunais e a DNIC, pedindo que estes órgãos prendessem em 45 dias os membros do movimento.


Se ele intitula-se como salvador da Lunda, como é possível antes de ter a Lunda em seu poder, exige do governo angolano uma indemnização; Fidel Castro, Nelson Mandela, Agostinho Neto e tantos outros patriotas e nacionalistas, estiveram nas masmorras dos seus colonizadores, nunca em algum momento ouvimos a exigirem indemnizações.


Como suposto jurista que se considera, chega a ponto de falsificar e alterar os documentos dos Tribunais e da PGR, montagem da sua fotografia com a do Presidente José Eduardo dos Santos, como se tivesse sido recebido em audiência, só para mentir e enganar o povo. E também a falsificação de assinaturas de 55 regedores e sobas para mostrar que tem apoio da autoridade tradicional Lunda Tchokwe. Burla de valores monetários há cidadãos Lunda Tchokwe alimentando a esperança dos seus filhos à estudar fora do país.  


Foi ao Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, deu entrada de documentos para a criação de uma Associação Filantrópica para a defesa dos direitos humanos e fez declarações a Rádio Voz de América com o objectivo da criação da mesma.
  


O regime do ditador José Eduardo dos Santos/MPLA, prometeu combater o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe e esta a cumprir:


No dia 22 de Novembro e 13 de Dezembro de 2012, fomos convidados pela 10ª Comissão da Assembleia Nacional, onde reunimos com a Presidente a Sra. Genoveva da Conceição Lino, Membro do MPLA. A mesma 10ª Comissão reuniu com o Movimento no dia 11 de Abril de 2013, apresentado um outro deputado do MPLA como acompanhante do Processo Sr. Aurora Kassule, sob orientação do Presidente JES.


No dia 18 de Abril de 2013, numa interlocução representativa e intermédia válida dum missionário Tocoista, Sr. José Eduardo dos Santos, avança uma propôs de um referêndum para a Nação Lunda Tchokwe, a nossa recusa, fez com que o Sr. Presidente José Eduardo dos Santos, na companhia de seu Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar, o General Kopelipa e a Sra. Genoveva da Conceição Lino, deslocarem-se para a Lunda-Sul com o objectivo de advertir e ameaçar Sua Majestade Rei Muatchissengue Watembo em que o governo iria combater o Movimento do Protectorado;


No dia 4 de Maio de 2013, a Sra. Governadora Cândida Narciso, convocou autoridades tradicionais “Muananganas”, Lunda Tchokwe para os advertir que o seu governo iria combater o Movimento do protectorado;


Finalmente no dia 1 de Agosto de 2013, coube a honra a Presidência da Republica de Angola em ameaçar combater o movimento reivindicativo Lunda Tchokwe com todos os meios bélicos a sua disposição;


O Sr. Paulo Mateus Dino Matross, o Secretario Geral do MPLA, disse no Cafunfo em reunião restrita com os seus militantes que havia de nos combater, e que o movimento não teria pernas para andar, porque o seu partido iria usar todas as manobras possíveis a seu alcance para desaparecer os esfomeados do Movimento, usando as cobaias a fim de lhes ajudar a nos destruir;


 O que o mesmo esqueceu-se que o seu cordão-bical anda enterrado no Camaxilo na Lunda Tchokwe mais esse não ostenta um único documento que o reconhece como filho daquela terra (Banha mulengue de origem Baluba duvidosa (escravos)).


É este governo que vai permitir e acomodar publicamente uma conferência de imprensa para se falar da Lunda Tchokwe num Hotel de Luz em Luanda? Quem custeou as despesas para a utilização da sala onde se vai realizar a conferência? Onde é que saiu o dinheiro? Se esse senhor sobrevive da CAIXA SOCIAL DAS FAA por ser do SINSE/SINFO – MPLA/JES.



Querem mais provas????



Porque nunca se deu uma oportunidade de conferência de imprensa para a FLEC de Cabinda em um Hotel de Luz em Luanda para falar também da reivindicação dos irmãos Cabindas dirigidos sabiamente por Sua Excelência Sr Nzita Tiago? E não é permitido voltar para Angola ou mesmo para a sua terra Cabinda? Quando é que na UNITA foi criada essas condições. Parta o estado angolano, essa fracassada manobra não altera nunca a vontade e a causa do povo e a Nação Lunda Tchokwe, nem mesmo para a CASA-CE, PRS, FNLA, PDP-ANA, BD, PP, ou outra força politica no contexto de Angola.



Como é que o JES/MPLA dá-se à luz de criar essas condições para o cidadão Jota Filipe Malakito? Como o fez com Jojo da rádio despertar da UNITA e do SR Jorge Alicerces Mango Valentim e outros da oposição angolana?



Quanto ao tribunal Internacional de Justiça de Haia em Holanda, que é uma Instituição Internacional sob responsabilidade da ONU e do Conselho de Segurança, é uma instituição ´séria e responsável, jamais entrará em jogos sujos e de brincadeiras de mau gosto; ela precisa investigar e pesquisar, até envolver uma serie de estados e povos para a tomada de qualquer posição, sobretudo quando se trata da descolonização.



Acreditamos que em Angola existe um estado embora febril mais ostenta de algumas individualidade com idoneidade que não se deixam descarrilar numa falsa dum homem que não tem mais a fornecer ao seu povo e quanto mais para a Lunda onde considera seu cofre com o tesouro natural que promove sua família em bilionários do universo. Os sérios conhecem quem é o interlocutor no processo da Nação Lunda Tchokwe, as manobras não tem lugar e a nossa luta vencerá.



JIKA MUYOMBO!JI…
JIKA MUYOMBO!JI…
JIKA MUYOMBO!JI
Txifuxi Nhy Txetfu mu tfutxitambula.


                           Luanda, ao 2 de Novembro de 2013


Comité Nacional Executivo do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe