sábado, 19 de outubro de 2013

O MENOR DE 17 ANOS DETIDO HÁ MAIS DE UM MÊS SEM DIREITO A ADVOGADO NEM CULPA FORMADA





Nito Alves é o mais jovem preso político angolano. Aos 17 anos o activista contra o regime de José Eduardo dos Santos encontra-se em total isolamento à guarda da polícia.



Um menor de 17 anos, Manuel Chivonde Baptista Nito Alves (na foto), encontra-se detido há mais de um mês pela polícia angolana, sem direito a advogado nem culpa formada. O jovem está ainda privado de ter visitas de familiares.



A denúncia foi feita pela Associação Mãos Livres (AML), apostada na defesa do menor, e que considera tratar-se de um caso de absoluta ilegalidade. “Os advogados que estão acompanhar o processo Nito Alves contactaram a PGR [Procuradoria Geral da República] e lamentavelmente, o processo foi remetido para um órgão superior não identificado, por isso, não foi decidido o requerimento dos advogados”, pode ler-se num comunicado assinado pelo presidente da associação, Salvador Freire.



Ainda segundo a AML, o menor foi por várias vezes sujeito a ameaças de morte por parte de agentes da Direcção Provincial de Investigação Criminal de Luanda (DPIC) que tem mantido Nito Alves em regime de total isolamento.



O jovem foi detido por policiais por, alegadamente, ter mandado imprimir 20 t-shirts onde se podia ler “José Eduardo Fora! Ditador nojento” e “Povo angolano, quando a Guerra é necessária e urgente”, o que foi considerado insultuoso para o presidente angolano.




Não é a primeira vez que Nito Alves tem problemas com a polícia. Desde os 15 anos que o menor tem vindo a expressar abertamente críticas ao regime de Eduardo dos Santos, o que faz através de um jornal mural que anima no bairro do Chimuco, no município de Viana, onde reside.