sábado, 5 de outubro de 2013

ERNESTO DOS SANTOS LIBERDADE ACUSADO DE USURPAÇÃO DE TERRAS NO MOXICO

ERNESTO DOS SANTOS LIBERDADE ACUSADO DE USURPAÇÃO DE TERRAS NO MOXICO






O Governador Ernesto dos Santos Liberdade tc por ″Saquinta″, ao Serviço do regime do Presidente José Eduardo dos Santos na sua colónia da Nação Lunda Tchokwe é acusado pela população local de estar a usurpar terras em toda a extensão da região do Moxico.



Ele é acusado também de apropriar-se de grandes superfícies Comerciais, tanto na cidade do Luena como no resto da maioria dos Municípios da Provincial, não permitindo a concorrência entre os comerciantes, mantendo-os constantemente sob ameaças feiticeiras, aliás é assim que ele é conhecido por aqui.



Por falar em feitiçaria, a população o acusam de ter montado ″Satelites de Feitiço″ em todas as principais entradas da cidade do Luena, incluindo o Aeroporto local, e, ″dizem que ele já sabe quem estiver a pensar ou a falar mal dele″…e não perdoa, elimina imediatamente o seu opositor – ″Mito populacional″.



Devido a tanto sangue inocente derramado, ele não consegue permanecer mais de sete dias numa residência, muda constantemente de casa para casa, do município em município fugindo os espíritos perturbadores de sangue alheio, de acordo com as acusações que a população cansada dele o fazem.



É também acusado de fomentador de conflitos étnicos na região do Moxico e de no seu Executivo Provincial preferir um grupo étnico em detrimento de outros; Mbundas, Nganguelas, Tchokwes, Ambuelas, Minungos, Lundas, Luchazes etc.



Manipula a autoridade tradicional a seu belo prazer, joga grupos de intelectuais uns contra outros, tudo por causa da mendicidade a bajulação, porque muitos destes não valoriza as suas competências técnico profissionais que é o lado obscuro do panorama de muitos técnicos sem honra e carácter.



O sr Governador Saquinta da Província do Moxico usa o nepotismo na sua desgovernação como muitos outros medíocres e incompetentes fazem no território da Nação Lunda Tchokwe. Gaba-se que só a morte é que lhe vai separar do Moxico onde ele é o dono absoluto. Tudo por causa da sua fidelidade absoluta ao Chefe José Eduardo dos Santos que o mantém anos a fio no MOXICO.




Por Joseph Ihanjika no Luena