quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DENÚNCIA - ARBITRARIEDADE NO TP DA LUNDA-NORTE CONTRA ACTIVISTAS DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE

DENÚNCIA - ARBITRARIEDADE NO TP DA LUNDA-NORTE CONTRA ACTIVISTAS DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE





Activista do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe que havia sido raptado pela Policia do regime do Presidente José Eduardo dos Santos em 2010 e, condenado ilegalmente aos 3 anos de prisão efectiva Sr. Domingos Henrique Samujaia, sob acusação de crime contra a segurança do estado artigo 26º Lei 7/78, a mesma lei foi revogada em 2010.




O incrível é que o Activista Domingos Henrique já cumpriu com a pena, o Tribunal Provincial da Lunda-Norte, pediu que depositasse 50.000,00 Kz custas judiciárias e outros impostos de justiça.




O Procurador Provincial Sr Espanhol, avisou antecipadamente o Activista para a realização do depósito requerido.



Nosso espanto é que o Tribunal Provincial, diz agora que não pode receber os valores porque o processo do Activista não esta na posse dele, mas sim no Tribunal Supremo em Luanda, e que, esta a espera das ordens superior emanadas por Luanda.



Também diz que não sabe quando é que o Tribunal Supremo vai enviar os documentos do Activista a Lunda-Norte.




Haverá alguma razão, para este comportamento do poder judiciário angolano, sobretudo do Tribunal Provincial da Lunda-Norte?.. ou alguma manobra mais, numa altura em que outros 10 Activistas em Luanda foram notificados para comparecerem na audiência de julgamento que terá lugar no dia 25 de corrente mês e ainda vão manterem-se por mais tempo na cadeia da Kakanda os Activistas: José Muteba, António Silva Malendeca e Sebastião Lumanhi.