sexta-feira, 2 de agosto de 2013

BORNITO DE SOUSA MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO DISSE EM LONDRES NÃO CONHECER A EXISTÊNCIA DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO DA LUNDA TCHOKWE

BORNITO DE SOUSA MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO  DISSE EM LONDRES NÃO CONHECER A EXISTÊNCIA DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO DA LUNDA TCHOKWE






 
O Ministro da Administração do Território Sr. Bornito de Sousa Baltazar Diogo, respondendo há uma pergunta que os representantes do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe na Europa, especificamente no Reino Unido da Inglaterra, Dr. Chantal Kaita e o Eng.º Mubuabua Yambissa lhe formularam, as razões do porque até a presente data o seu governo não quer responder ao chamamento pacifico dos que reivindicam o protectorado assinado entre o estado da Lunda Tchokwe e Portugal que é do conhecimento do regime que ele faz parte.





O Ministro Bornito de Sousa Baltazar Diogo disse não ter conhecimento do dossiers do Protectorado da Lunda Tchokwe o que faz crer que em Angola tudo está vedado com a pessoa de José Eduardo dos Santos, o Presidente da Republica. De recordar que nos últimos tempos Dos Santos e seu General Kopelipa na companhia de terceira pessoa, membro da Assembleia Nacional, teriam deslocado secretamente a cidade de Saurimo para reunir com um grupo restrito de Soberanos para os advertirem um combate cerrado contra os defensores da autonomia o que não convenceu os autóctones que aconselharam o diálogo como a forma mais favorável sobre um dossier que é de domínio de todo os filhos Lunda Tchokwe.




O Ministro mentiu à Diáspora angolana, porque a Direcção do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, sempre distribuiu toda a documentação que é emitida a todos os órgãos do regime, desde a Presidência da Republica, aos Tribunais, Assembleia Nacional, aos Partidos Políticos com respectivas Bancadas e, sobretudo os Ministérios da Justiça e Direitos Humanos e o Ministério da Administração do Território.



Será mesmo que o Ministro Bornito de Sousa Baltazar Diogo desconhece na verdade os actos praticados pelos órgãos de Soberania da Assembleia Nacional, Tribunais e  do governo que ele faz parte?



Perante a comitiva do governo e dos efectivos de serviço de inteligência, serviços secreto  do governo Angolano,  os representantes do Protectorado da Lunda Tchokwe na EUROPA chamaram atenção e acusaram os Lideres do MPLA por estarem atrás das mortes e assassinatos continuados de filhos da Nação Tchokwe, tais como aqueles que acontecem na região do Cuango e Cafunfo.   



Os representantes disseram ao Ministro e a sua comitiva, a fim de transmitir a mensagem da diáspora Lunda Tchokwe resultante desta reunião ao Sr José Eduardo dos Santos para promover  o diálogo e as negociações com os dirigentes do protectorado mas rápido possível.



Também chamaram atenção os dirigentes da Comitiva do Comitê Central e do BP do MPLA presente na reunião em Londres (30/07/2013),   que se o Governo não quer dialogar com o Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe para a instauração da Autonomia, na seqüência de reiterados discursos do Sr Presidente José Eduardo dos Santos, para dirimir os conflitos por meio de diálogo para se poderem encontrar consensos entre as partes, ao povo Lunda Tchokwe não restará outra saída, senão declarar unilateralmente a sua INDEPENDÊNCIA, a comunidade internacional já compreendeu a nossa causa.





O encontro terminou com num clima que quase dominou o dossier Lunda Tchokwe que mereceu um apoio aplausível de muitos dos participantes da diáspora Angolana no Reino Unido.