sábado, 29 de junho de 2013

MRMBROS DA DIRECÇÃO DO MOVIMENTO EM TRABALHO DE CAMPO NO INTERIOR DA LUNDA TCHOKWE E NA EUROPA

MRMBROS DA DIRECÇÃO DO MOVIMENTO EM TRABALHO DE CAMPO NO INTERIOR DA LUNDA TCHOKWE E NA EUROPA




Membros da Direcção do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe em trabalho mobilizativo no interior da Nação Lunda Tchokwe, para o efeito, deslocou se para a Lunda-Sul o Secretario dos Direitos Fundamentais e membro do Comité Executivo Nacional Sr Ngongo Manuel Jr., que já esteve sucessivamente nos municipios de Cacolo, Saurimo e Dala, onde trabalhou junto das comunidades tradicionais e a juventude.




Uma outra comitiva do Comité Executivo Nacional do movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, trabalha na região do Moxico, nos municipios dos Mbundas, Luau, Cazombo e Luena, comitiva de que faz parte o Secretario Adjunto Nacional para os Assuntos Politicos Sr Silva Uanguiva, reuniões com autoridades tradicionais e a juventude, tem dominado a sua acção de trabalho, auscultação e falta de conhecimento da história da Lunda é o ponto mais alto encontrado nas comunidades por onde tem passado.




A realçar também as ameaças as populações, intimidações, humilhações e perseguições acompanhadas de intolerâncias politicas entre membros de Partidos Politicos é o cenário mais predominante na região do Moxico, comparado com a fase negra do colonialismo português entre 1950 á 1970, altura que mataram indiscriminadamente várias autoridades tradicionais conotados com os movimentos delibertação naquela altura.




O Secretario Nacional Adjunto para os Assuntos Politicos disse que, a Juventude no interior esta perdida, desconhece totalmente da história, não há escolas nem manuais que falem da história da Lunda. Disse que é triste conviver com este cenário, e que futuro se espera com esta juventude perdida...enquando as intenções porque luta o movimento, as informações que o regime totalitário angolano transmite as populações é deturpado. Só sabem transmitir as mentiras de que o movimento é de separatistas e tribalistas, que querem semear mas a guerra e derramar sangue inocente.



Estão a envenenar ajuventude e as autoridades tradicionais, concluiu o Secretario Adjunto dos Assuntos Politicos...




Por outro lado, membros dos Secretariados Regionais da Lunda-Sul e Lunda-Norte, respectivamente os Sres Armando Mutondeno e Paulo Muamuene, foram recebidos em audiências pelo Presidente do maior Partido da Oposição Angolana UNITA, Sr Isaias Henrique Ngolo Samakuva, a quem pediram para junto do Conselho da Republica de que é Membro, transmitir ao Sr Presidente da Republica Eng.º José Eduardo dos Santos as inquietações da reivindicação da Autonomia da Nação Lunda Tchokwe e a libertação incondicional dos Activistas Politicos ilegalmente na Kakanda no Dundo.




O  Secretario da Presidência do Movimento para Acção Juvenil e Direitos Humanos Sr Augusto  Marcos Biete esta em trabalho de campo em Menongue, Kuando Kubango.




NA PROXIMA EDIÇÃO ACTIVIDADE DE MEMBROS DO MOVIMENTO

NA EUROPA