terça-feira, 21 de maio de 2013

SECRETARIO REGIONAL DO MOXICO DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO DA LUNDA TCHOKWE REUNE COM AUTORIDADE TRADICIONAL EM CAZOMBO


SECRETARIO REGIONAL DO MOXICO DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO DA LUNDA TCHOKWE REUNE COM AUTORIDADE TRADICIONAL EM CAZOMBO

Foto de Arquivo 2008 Reunião com Muatchissengue



Luena-18,Maio - O Secretario Regional do Moxico do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, Sr Dinis Kaluchaze, reuniu com as autoridades tradicionais no município do Cazombo, o encontro contou também com a presença de mais 15 Autoridades Tradicionais vindos da Republica da Zâmbia, convidados para o efeito.



O objectivo do encontro, foi sobre o trabalho mobilizativo, os esclarecimentos sobre a actualidade do movimento que reivindica autonomia administrativo, económico e jurídico da Nação Lunda Tchokwe, distribuição do folheto de selos e moedas para fins filatélicos e numismático, bem como a distribuição de alguns documentos históricos importantes e do estatuto do movimento do protectorado, explicações detalhados sobre a prisão ilegal de Activistas Políticos desde 2009 até a presente data na Kakanda no Dundo e mais 16 membros condenados por 90 dias e pagamento de 3000,00 três mil dólares americanos no estabelecimento prisional em Saurimo.



A reunião teve também outro pano de fundo, esclarecimentos e a desmistificação do veneno da campanha que o regime ditatorial do Presidente José Eduardo dos Santos leva a cabo contra o movimento, acusando-o de tribalismo e separatismo, as mentiras enganosas que são levadas nas aldeias, nos bairros, as ameaças e intimidações contra a juventude para não aderir a causa, entre os vários temas debatidos no Cazombo com a autoridade tradicional.



Tratou-se também das questões ligadas a violação dos direitos humanos no Moxico e do abandou total pelo regime aquela região que sempre foi um baluarte, albergou a luta dos angolanos contra o colonialismo português, serviu muitas bases guerrilheiras da UNITA e do MPLA, deu 66% dos seus filhos (guerrilheiros) que serviram a causa de Angola, foi palco das negociações da independência (Acordo de Lunhamege), e do fim da guerra civil em 2002.



AUTORIDADES TRADICIONAIS EXIGEM INDEPENDÊNCIA…



As autoridades tradicionais presentes, encorajaram a acção do movimento, enviaram uma Carta e um abaixo-assinado a Direcção e a Liderança do Presidente do Movimento Eng.º Zecamutchima, para este exigir do governo de Angola a nossa independência ao invés de reivindicarem Autonomia, esta carta é o sinal de apoio total das autoridades tradicionais do Moxico.



A vinda das autoridades tradicionais da Zâmbia é uma honra para o nosso movimento, eles serão portadores de informar com a verdade sobre o movimento reivindicativo do protectorado da Lunda Tchokwe nas comunidades da diáspora Lunda naquele país de Africa Austral.



Acções de género já tiveram lugar no Kangamba e no município dos Mbundas, que para além da presença das autoridades tradicionais, os encontros tiveram também afluência de muita Juventude com participação activa nos debates. O Secretario Regional Sr Dinis Kaluchaze, disse que em todos os encontros com as Autoridades Tradicionais, estes exigem sempre que o Movimento reivindique a “Independência” da Nação Lunda Tchokwe que é o verdadeiro direito (Kuando Kubango, Moxico e o antigo distrito da Lunda).



…”O MPLA e o Presidente José Eduardo dos Santos, não vão aceitar dar autonomia, não se perde mais tempo com eles, eles nem respeitam os mais velhos, não respeitam a história do povo Lunda, quem metem um SOBAS na cadeia!.. É com esse que o movimento quer dialogar”?.. Eles mataram muita gente, eles são sanguinários, mataram por simples reivindicação, vocês não sabem o que aconteceu na comuna da Calunda no ano de 1977 e de 1978?..



…Eles não vão dialogar pacificamente para solucionar o conflito da Lunda, sem que haja violência, o que melhor sabem fazer e não o contrario, estamos vivos para provarmos que estou errado, muito cuidado para não destruir o movimento, como fizeram com os partidos políticos angolanos, eles vão usar os membros fracos do movimento para criarem problemas, e o povo ficar na duvida acerca das boas intenções que vocês estão a defender com muito sacrifício e coragem, terem também muito cuidado com alguns falsos Sobas que são medrosos e traidores por causa da pobreza extrema de muitos deles, a troco de alguma coisa para matar fome, mata o irmão!.. Disse o Muanangana Muacandala vindo da Zâmbia presente na reunião.



O Secretario Regional disse que o ciclo de reuniões vai continuar em outras localidades com a juventude e as autoridades tradicionais, temos que combater o mito, temos que quebrar o gelo do medo exagerado que as pessoas têm do regime e dos serviços secretos diante de seu direito. No Moxico as pessoas estão tão apavoradas com o SINFO/SINSE, até conversas de quintal, pensam que estão sendo escutados por sobrenaturais do regime.



Por Dinis K. Luena SR/Movimento.