quinta-feira, 16 de maio de 2013

REPRESENTANTES DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO DA LUNDA TCHOKWE NA EUROPA EM REUNIÃO COM ABEL CHIVUKUVUKU PRESIDENTE DA CASA-CE


REPRESENTANTES DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO DA LUNDA TCHOKWE NA EUROPA EM REUNIÃO COM ABEL CHIVUKUVUKU PRESIDENTE DA CASA-CE




Uma delegação de representantes do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe na Europa participou hoje 15 de Maio de 2013, na conferência realizado em Londres no Chatham House (Independent thinking on international affairs)  pelo Presidente da CASA-CE Abel Chivukuvuku que se encontra em digressão do seu Partido na Europa.




A delegação esteve representada e chefiada pelo Eng.º Mubuabua Yambissa e o Drº Mário Kaita Watembo, ambos membros do Comité Executivo Nacional do Movimento que reivindica os tratados de Protectorado para a Autonomia da Nação Lunda Tchokwe.



Perante uma audiência bastante concorrida, entre Angolanos, Diplomatas e Personalidades do mundo das ciências e empresários, o senhor Abel Chivukuvuku, respondeu algumas questões que os membros do movimento lhe colocaram perante a plateia, porque o regime do Presidente José Eduardo dos Santos esta a ignorar a questão reivindicativa da Autonomia da Lunda Tchokwe.



Abel Chivukuvuku disse que a CASA-CE esta atenta e acompanha o desenvolvimento do processo reivindicativo da Lunda, mostrou que o problema da Lunda é com o governo, é ele que compete responder, é ele que esta a governar que trabalha sozinho e centraliza tudo. É um processo preocupante no contexto angolano, deve se solucionar concluiu.


.
Algumas personalidades Europeias presentes no acto da conferência do Presidente da CASA-CE, Sr Abel Chivukuvuku, por exemplo a senhora Margareth Astin (na foto) antiga representante da UNO para paz em Angola, encorajou o Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe a continuar a sua luta pacífica em prol do resgate dos seus direitos e a reposição da justiça na Lunda.




Os representantes do Movimento do Protectorado, pedem apoio aos líderes Europeus e Americanos na solução da Autonomia da Nação Lunda Tchokwe (Kuando Kubango, Moxico e antigo distrito da Lunda).



Os representantes questionaram a actitude do Governo do MPLA em não dialogar com o Movimento do Protectorado, não existe razões deste comportamento, quem reivindica Autonomia quer viver juntos em harmonia e Paz.