segunda-feira, 27 de maio de 2013

DENUNCIA – PERSEGUIÇÕES E AMEAÇAS DE MORTE A MEMBROS DO PROTECTORADO NO CAFUNFO E CUANGO PELOS AGENTES DO SINFO/SINSE

DENUNCIA – PERSEGUIÇÕES E AMEAÇAS DE MORTE A MEMBROS DO PROTECTORADO NO CAFUNFO E CUANGO PELOS AGENTES DO SINFO/SINSE





Cuango-23,Maio- Um plano para a perseguição esta sendo gizado pelos SINFO/SINSE contra membros do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe nas localidades do Municipio do Cuango e na região diamantífera de Cafunfo.



Uma fonte disse que, o plano tem fases de implementação; a primeira fase foi feita a triagem de quem são os membros ligados ao Movimento Reivindicativo da Autonomia da Lunda Tchokwe, a localização das suas moradias e o acompanhamento milimétrico dos seus movimentos, o que fazem no seu dia-a-dia, com quem conversam e a que momento do dia tem encontros ou possíveis locais de encontros.



Temos conhecimento das ditas listas, já em posse do SINFO/SINSE, tanto no Cuango como no Cafunfo.



Para esta empreitada, foram selecionados alguns indivíduos, sobretudo jovens que vivem nos arredores dos bairros onde moram os membros do movimento.



De acordo com a fonte, e como é de conhecimento de todos, a região do Cuango e Cafunfo é endémico em assassinatos de garimpeiros, cujo autores nunca foram descobertos, a policia nacional e forças de segurança, o governo local e mesmo o provincial, nunca veio alguma vez a terreiro para reclamar dos assassinatos continuados nesta região, onde todos os dias se assiste a violação de direitos humanos sob olhar silencioso das mesma entidades, facilmente o plano será executado sem deixar margem de duvida, seriam assassinatos a qualquer momento e confundidos de garimpeiros, plano perfeito.



De algum tempo para cá, elementos do SINFO/SINSE tem estado a convocar membros do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe a comparecer nas suas instalações a fim de darem informações de rotina sobre o movimento, nestes encontros a única coisa que eles fazem é ameaçar os membros com a morte, pois eles alegam que o movimento quer dividir Angola.



Outras vezes, tentam alicia-los com ofertas de emprego, ou de dinheiro se deixarem de apoiar o movimento reivindicativo. As acções têm sido coordenadas ao mesmo tempo, o que acontece no Cuango é o mesmo no Cafunfo, os métodos são os mesmos.



O movimento do protectorado da Lunda Tchokwe, apela a sociedade sobre o perigo dessas perseguições e as ameaças de morte que estão a sofrer os nossos membros e possíveis assassinatos que poderão acontecer.