quarta-feira, 8 de maio de 2013

A HIPOCRISIA DE UM JORNALISMO ALIMENTADO PELA GASOSA --- ( I )


A  HIPOCRISIA  DE UM JORNALISMO  ALIMENTADO  PELA  GASOSA --- ( I )






Não  tenho nada contra o jornalista que por ter fome e não saber como alimentar a sua família peça uma ajuda ao patrão para qual ele trabalha , num país  onde  uma boa parcela dos cidadãos chegam a ficar anos inteiros sem ordenado .


Quantos relações já se romperam , quantas famílias foram  destruídas e quantos maridos já não foram traídos  porque os tempos hoje são outros e já não há lugar para o amor com  barriga vazia ?


Mesmo se vivendo num país onde o roubo até compensa  logo que este  seja apoiado , garantido e  partilhado com algum membro deste   governo  cheio de corruptos e malabaristas bem refinados , o pedir um pedaço de pão ao patrão é sempre melhor do que roubar.


Para ser sincero  como angolano que sou ,  não tenho nenhum orgulho pela qualidade do nosso  jornalismo  se calhar por estar habituado á uma verdadeira imprensa livre , onde os jornalistas dizem  e escrevem o que pensam livres de qualquer censura.


Mas atenção , não quero com isto dizer que não temos bons jornalistas ,  o temos sim senhor . só que muitos vivem sob forte pressão  e quase permanentemente  com o coração nas mãos com receio de que mais um dos seus editoriais ou comentário poça ser mal interpretado pelo sistema  e isto constituir-se  em  mais um prego para o seu caixão.

Muito  embora  a vida dos  jornalistas  que não defendem  a linha editorial do regime esteja  constantemente em perigo , e nas mãos dos que mandam no país , mesmo assim ainda são muitos os  que  merecem o nosso respeito e admiração pela contribuição que têm dado  ao país.


É preciso saber diferenciar uns dos outros , não é difícil nos apercebermos  quais são os jornalistas prostitutos , sempre prontos á estender suas mãos para  a tradicional gasosa e quem são os seus clientes !


Muitos chegam á ser piores que prostitutas que na hora de fazerem  o sexo que nem se quer precisam de olhar para a cara do cliente , reparar se este tem dentes ou não , se tem ferida  não ou se cheira á esturro ou não.


Para  essas  o mais  importante é dar uma rápida  e despachá-lo  para dar  lugar ao próximo cliente  porque o que está em causa é facturar o mais rápido possível.


De igual modo se comportam alguns jornalistas , que na calada chamam de ladrão ao governante fulano de tal , e na hora quando precisam  de alguns  trocados para umas  viagens oferecem-se de peito aberto como voluntários para fabricarem  calunias contra  figuras  famosas da oposição.


Assim como há  outros que presenciaram verdadeiros crimes que custaram á vida  até mesmo de seus amigos do peito , mais na hora do noticiarário  são os  mesmo que aparecem na TV contrariando tudo e todos , misturando e embrulhando os factos  escondendo-se por detrás das ordens dadas e da gasosa garantida.


Eu conheço muitos mais por favor não me perguntem os seus nomes , quem acompanha a  imprensa intoxicante e nojenta  estatal angolana  os conhece tão bem , e sabe que não existe nenhuma diferença entre eles e as prostitutas  do antigo bairro operário ( B.O ) .


Arrepiam-me o corpo todo quando vejo na Tpa , jornalistas alguns até que vivem tão mal  , e nalguns casos  escaparam por pouco não perder á vida nas sabotagens nossas do dia á dia , a parabenizar  governantes criminosos.


Seria isto normal num país onde as pessoas ganham a sua vida honestamente , desinteressadas das gasosas e sem precisarem de trambiquices ou bajular para alcançarem os seus objectivos ?


Um jornalista como qualquer outro profissional , pode até errar  porque errar é humano , mais ser sincero é uma das maiores virtudes para dignificar o bom nome desta profissão.



Estar a vida inteira á vender  mentiras , ilusões e fazer propaganda  de um sistema tão criminoso como o nosso , como se isto fosse o mesmo que  oferecer  chocolates á crianças não é dignificante para nenhum jornalista  em qualquer deste mundo .

Há jornalistas que até para garantirem uns trocados simulam  conhecer  crimes  praticados  por um determinado recem nomeado  governante e entre portas e janelas faz chegar  a mensagem ao mesmo .


E  esse com medo de perder o lugar que geralmente só  se considera  aquecido depois de alguns assaltos aos cofres publico ,  acabar por fazer chegar o  dinheiro ao o suposto conhecedor de casos muitas vezes até  pouco relevantes para travar o boato ou impedir que o caso surja galopante para o facebook.



Há cenas arrepiantes nesta classe de gente ,  que  nem  passa pela cabeça de jornalistas que se habituaram  á  viver  do pouco que vão conseguindo  se calhar  graças á Deus ..



O que mais me revolta nisto tudo é a forma como o regime maltrata os jornalistas que se esforçam em ser honestos   imparciais e que ponham no papel   as suas próprias  ideias.


Esses são os primeiros á serem degolados e raptados por um sistema que nunca se sentiu na obrigação em explicar onde esconderam os corpos da Milocas , Ricardo de Melo , Savimbi , Nfulupinga e outros tantos cadáveres feitos prisioneiros.

Meu grande e único ódio mesmo embora respeitando as diferenças é o facto de  mesmo assim  ainda haver tanta gente defendendo a quantidade de lixo sonoro  passados  por jornalistas  na TPA , RN , JA  que mais não são do que o estrume  que alimentam  e ajudam o  crescimento  das  praticas criminosas do regime.


Fórum Livre Opinião & Justiça


Fernando Vumby