segunda-feira, 13 de maio de 2013

A COLÔMBIA DE ÁFRICA : HÁ NARCOTRÁFICO EM ANGOLA ?


A COLÔMBIA DE ÁFRICA : HÁ NARCOTRÁFICO EM ANGOLA ?






“A LUZ não conhece, não teme a Escuridão!”


Faz já algum tempo que propositadamente não ‘aparecia’ nas redes sociais, a expressar a minha opinião sobre o que vai no mundo e especialmente no “planeta Angola”, assim decidi influenciado pelos acontecimentos pré-eleitoral, hibernar para refletir e acompanhar auditiva e visualmente o desenrolar dos acontecimentos mui especialmente, na nossa banda. As eleições decorreram de acordo o que estava previsto no “programa máximo do MPLA”; Fraude na grossa, mas enfim!..




O meu amigo DoVi (Ndinga Ndaty), fez-me ver a necessidade de pôr fim a hibernação e participar no debate construtivo … Por isso, cá estou uma vez mais.



Deste modo, reinauguro a minha ‘rentrée’ com um assunto que por um tempo emiti a minha opinião; “o narcotráfico”, Devo dizer, que antes da decisão de “invernar”, tinha levado a cabo mais uma vez, uma discreta investigação sobre o narcotráfico em Angola, desde Luanda, Benguela (o centro da atividade), Namibe, Lubango e Cunene (corredor), ensaiei inclusive um artigo sobre o tema, onde me dispunha denunciar algumas figuras das FAA e do MININT que estão sem duvidas ligados a suja atividade, entretanto decidi ‘congelar’ o artigo, seguindo o prudente conselho de “Kambás do peito”.




Quando qualifiquei a Guiné-Bissau (GB) de Colômbia de África, alguns sectores de opinião pública nacional e não só, acharam que eu estava exagerando e que provavelmente estava comungado com as forças que apostavam ‘lançar’ a Guiné-Bissau no caminho do retrocesso. È curioso observar hoje, que a GB de facto e de jure, regrediu em muito em todos os domínios, Porque?




ESTADO PÁRIA

Os factos, Hoje aí estão, por demais manifestos; Não há dúvidas, aquele país irmão está seriamente dependente do narcotráfico, os seus governantes e a maioria dos principais dirigentes estão envolvidos direta ou indiretamente no funesto negócio, o que tem determinado sobremaneira as abruptas e violentas clivagens, pelo que tem passado a GB, que poderá, perigar a continuidade da sua existência como Estado “de direito”, pois corre o risco de se tornar numa outra Somália (se uma faz mal ao continente, imagine duas!), adicionando ao cognome já citado (Colômbia de África), cujo resultado será um perigo para a região inteira e o continente no geral, foi precisamente estes sinais que Ramos Horta viu e tratou de alertar a comunidade GB e a comunidade Internacional.



Hoje ninguém tem dúvidas de que a morte do então presidente da República da GB, Nino Vieira (NV), o destemido Herói, comandante do braço armado de PAIGC na guerra contra o colonialismo foi consequência da luta entre os ‘clãs’ envolvidos no narcotráfico, que naltura estavam demarcando territórios e tomarem posições tendentes a ilícita atividade. O Estado na GB estava perigosamente se diluindo, desde o segundo golpe de Estado (o primeiro protagonizado pelo próprio NV contra Luís Cabral), levado a cabo por Ansumané Mané, que apeou NV da chefia do Estado da GB.



Devo dizer que as condições que determinaram que a GB se transformasse num estado “quase” (?!) pária dependente do narcotráfico, foram a falta de políticas realistas e objetivas conducentes a um desenvolvimento pautado nas regras e Direito internacionais, sintetizado na seguinte fórmula; “Desenvolvimento = Democracia + Justiça x Liberdade”.



Tudo indica que o único chefe de Estado Guineense-Bissau que enveredou embora de forma titubeante e sob a batuta da ideologia marxista-leninista, materializar tal fórmula com alguma seriedade foi Luís Cabral, o primeiro chefe de Estado pós-independência.



NARCOTRÀFICO EM ANGOLA?



Angola interioriza dentro dos seus limites geográficos, as mesmíssimas ‘condições’ que tornaram GB presa fácil do narcotráfico internacional, a saber:





CORRUPÇÂO generalizada, acentuada falta de sentido de justiça…falta de autoridade ou esta é diluída de acordo os interesses da classe governante, falta de patriotismo, egoísmo doentio e total falta de interesse na defesa dos interesses dos governados e da Nação. Observa-se uma ausência crónica de uma política de defesa estratégica do Estado, dá a impressão que os governantes governam sobre o joelho, os parlamentares “escrevem” as leis á lápis, os tribunais fingem que fazem cumprir as leis… a Policia e as Forças Armadas atuam sob o mando de “apitadelas” como se estivessem a ensaiar ou executar uma dança folclórica, carnavalesca…




Enfim, Angola funciona como se não estivesse sob o domínio de um Estado isto é, como se são existisse Estado! É quase uma anarquia.




Angola foi fatalmente iniciada na atividade ainda no tempo do general Ochoa (antigo comandante em chefe das tropas expedicionárias cubana em Angola), quando traficava diamante angolano trocando-o pelo “diamante em pó” a favor do governo de Cuba. Angola, hoje está referenciado como um dos polos de ‘estacionamento’ e trânsito do narcotráfico.



Angola e GB fazem parte do Golfo da Guiné, mesmo em frente do Brasil, a “porta de saída” dos países produtores da droga na América Latina. Brasil o maior parceiro de Angola no continente Americano, milhares de navios contentores cruzam o oceano Atlântico proveniente de vários portos do Brasil em direção a Angola, muitos deles nem sequer saem de portos oficiais do Brasil, no alto mar mudam as matriculas e as bandeiras, com destino a Angola, e claro mudam ou adicionam “outras cargas”.



ENVOLVIMENTO DA MÀFIA INTERNACIONAL


Os cartéis da América Latina, Médio-Oriente, China e Russa, atuam impunes em Angola, a corrupção tem servido de “autoestrada” da atividade. Angola em certa medida, tem sido mais proveitoso no ponto de vista do ‘negócio’ do que GB, de acordo o acima mencionado, atente ao fato, que há uma centena de vezes mais atividade portuária e aeroportuária em Angola do que na GB.




Foi precisamente a atuação dos referidos carteis com especial destaque a do Medio-Oriente liderado pelos Libaneses em conluio com a Chinesa, que determinaram a queda aparatosa de FGM (Fernando Garcia Miala), da direção dos ex-SIE.




FGM estava determinado em “arrumar a casa” começando por, pôr na ordem a Máfia Libanesa ou do médio-oriente, que desde muito cedo associado aos ‘grandes’ do regime e do MPLA, “tomaram conta” no verdadeiro sentido da palavra, do estratégico negócio de “Alimentar Angola”.




FGM durante o seu consulado, estava ciente que os tentáculos do narcotráfico estavam a cobrir o País, e como não tinha qualquer “vínculo umbilical” com a mesma, decidiu extermina-la. Porem não contou com a “cartada Kopelipa” e quando pensou ter o apoio incondicional do chefe supremo, este maquiavelicamente puxou o tapete dos seus pés e daí a queda, a ‘teia’ antecipou-se ao golpe (erro fatal).



ALERTA A NAVEGAÇÃO – Atuação do DEA (EUA)!


Hoje em Angola, já não se fala no tráfico de diamantes (muito falado e usual no passado colonial até os anos 1990, lembrem-se do celebérrimo processo 105!), hoje quase que se esqueceu que o País produz diamantes e que há tráfico de diamantes (agora assunto sem interesse!), por uma razão muito simples, “o diamante em pó” é mil vezes mais lucrativo.



“Mudaram-se os tempos mudaram-se os hábitos,” Por outro lado, atente a sinais de extrema opulência entre um certo segmento de generais das FAA e do MININT e também no inusitado poder que algumas personagens estrangeiras têm e exibem pública e despudoradamente.

A Prisão do Bubo na Tchuto (BT) na GB foi um sério aviso a navegação internacional com principal enfase em África. EUA já não vão imperturbados “olhar do camarote” a atividade ilícita do narcotráfico a inundar o seu território. Por outro lado, os EUA lançaram uma forte contenção a atividade na GB e no continente, os indiciados por BT vão seguramente parar a prisão nos EUA, se continuarem com a atividade, não importa o cargo que exerçam no País de origem… Lembrem-se do Noriega do Panamá!




Generais das FAA e do MININT, são assíduos “frequentadores” da Europa e outras paragens no exterior, aliás é para lá onde eles depositam o ‘resultado’ da sua criminosa atividade; “Cuidem-se que o tio Sam está, de olho em vós!”, Refiro-me aqueles que estão ligados ao narcotráfico, há quem diga que durante a Guerra em Angola, serviram-se da mesma artimanha que os seus pares da GB, aliás (esta é a verdade!) estes últimos são os que imitaram os Angolanos.




Os EUA têm poder para isso?! Faz-me lembrar a atuação de um Juiz Espanhol na detenção do ditador Pinochet na UK… O poder da Justiça!




Narcotráfico é igual a corrupção. Dizer que Angola não está envolvida na atividade de narcotráfico equivale a dizer que Angola não é corrupta!



Narcotráfico aciona o nepotismo, dizer que não há Nepotismo em Angola, equivale dizer que o 27 de Maio de 1977 não aconteceu! E que os compatriotas Kamulingue e Kassule estão vivinhos da silva na suíça!



“Quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha”


Por : Nguituka Salomão - colunista e editor do ponto-final.net