quinta-feira, 14 de março de 2013

MUNICIPIO DE CACOLO NA LUNDA-SUL ASSOLADA POR UMA EPIDEMIA DESCONHECIDA


MUNICIPIO DE CACOLO NA LUNDA-SUL ASSOLADA POR UMA EPIDEMIA DESCONHECIDA





Uma fonte ligada ao hospital municipal de Cacolo na Provincial da Lunda-Sul disse que uma epidemia desconhecida esta a causar muitos óbitos naquela municipalidade. Em média morrem entre 3 a 6 pessoas por dia de algum tempo para cá, maioritariamente crianças entre os zero aos 5 anos de idade.




Dois médicos Cubanos e alguns estagiários Angolanos fazem parte daquela unidade hospitalar municipal, que esta sem condições médicas medicamentosas e laboratoriais para o diagnóstico e detenção de infecções. Não tem técnicos a altura para darem respostas as várias solicitações de pacientes que acorrem para aquele estabelecimento.




 A população esta confusa e apavorada pelo facto de a direcção do hospital ter colocado um panfleto com os seguintes dizeres “PROIBIDO DE CIRCULAR NOS CORREDORES DO HOSPITAL CRIANÇAS SAUDAVEIS, SOB PENA DE CONTRAIR DOENÇA”, por isso os munícipes pensam que é uma doença ou epidemia desconhecida.




Um Regedor do município de Cacolo disse-nos que prefere tratar os seus com medicamento tradicional que leva-los ao hospital, ai tem feitiço muito forte, e ninguém diz as razões de tantas mortes, nunca antes vimos isso aqui, estou preocupado, a administração não diz nada, o governo da província só vem em datas de festas, Cacolo esta esquecido, rematou a finalizar.




O Municipio de Cacolo esta há 154 Km de Saurimo, tem cerca de 76 mil habitantes. É limitado a Norte pelos municípios de  Capenda Camulemba e Lubalo, a Este pelos municípios de  Saurimo a Capital da Província e o Dala, a Sul pelos municípios do Moxico e Cuemba no Bié, e a Oeste pelos municípios de Quirima e Cambundi-Catembo Malanje. É constituído pelas comunas de Cacolo, Alto Chicapa, Xassengue e Cucumbi.



Municipio de Cacolo precisa com urgência do socorro do Ministério da Saúde…


Por Samajone na Lunda