quarta-feira, 6 de março de 2013

MANIFESTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE ENTREGA PELA 2ª VEZ AO PRESIDENTE DE ANGOLA O DOSSIER REIVINDICATIVO DA AUTONOMIA


MANIFESTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE ENTREGA PELA 2ª VEZ AO PRESIDENTE DE ANGOLA O DOSSIER REIVINDICATIVO DA AUTONOMIA






O movimento do manifesto do Protectorado da Lunda Tchokwe liderado pelo Eng.º José Mateus Zecamutchima, seu Presidente, fez entrega pela 2ª vez na passada sexta-feira dia 1 de Março de 2013, no palácio Presidencial em Luanda ao Presidente de Angola Eng.º José Eduardo dos Santo, o dossier reivindicativo da Autonomia do território Lunda, composto de importantes documentos; Magna Constituição da Nação Lunda Tchokwe, Carta de enquadramento histórico e factos jurídicos, selos e moeda com fins filatélicos e numismáticos de acordo com o artigo 109º alínea h) da referida Constituição.




Magna Constituição composta de 158º artigo, 56 páginas, Bandeira, Hino e brasão de arma e 5 títulos seguintes:

Titulo I – Princípios Fundamentais
Titulo II - Órgãos do Governo e Administração Publica da Lunda Tchokwe
Titulo III – Relações entre a Lunda Tchokwe e o Governo Central de Angola
Titulo IV – Regime financeiro, económico e fiscal
Titulo V – Disposições finais e competências transitórias
ORGANIGRAMA do governo Autónomo civil





 A numismática é a ciência que trata das moedas e das medalhas, identificando-as, analisando-lhes a composição e, enfim, distribuindo-as cronológica, geográfica, histórica e estilisticamente. A numismática é de grande importância para a Arqueologia e a História, o estudo das moedas permite reconstruir os aspectos econômicos dos povos. Foi com estes objectivos e em homenagem ao lendário YALA YA MUAKA, o pai fundador e organizador do Estado da Lunda que produzimos a moeda denominada “MUAKU” (£) cotadas em valores facial de 5, 10, 20, 50 e 100 Muakus, pelo facto de o Governo de Angola ter recebido o dossier desde 2007 e não ter dito nada, prova da aceitação dos presentes actos.






Os selos simbolizam a arte, a cultura, a flora, a fauna e a sua diversidade de acordo com cada espaço territorial da Nação Lunda Tchokwe e o interesse pelo colecionismo.




A CMJSPLT vem através desta denunciar o silêncio do cinismo desonesto do regime absolutista, totalitário e ditatorial do Presidente José Eduardo dos Santos, que descreve com o seu silêncio um futuro beligerante entre os povos da Lunda Tchokwe e de Angola, que poderá promover Arquitecto banhados em actos sanguinários como o tem sido habito.




Este regime demagogo em fóruns internacionais defendeu sempre diálogo como meio de resolução pacífica dos conflitos, o que não demonstra internamente. O povo Lunda Tchokwe esta aberto ao diálogo, transparente como via de convivência de PAZ.