domingo, 31 de março de 2013

ACTIVISTAS POLITICOS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE CONTINUAM NA CADEIA, JÁ CUMPRIRAM AS ILEGAIS SENTENÇAS


ACTIVISTAS POLITICOS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE CONTINUAM NA CADEIA, JÁ CUMPRIRAM AS ILEGAIS SENTENÇAS




Activistas do Protectorado da Lunda Tchokwe continuam na cadeia, já cumpriram as ilegais sentenças a que foram condenados, por um crime que nunca cometeram. Estão nesta condição os Activistas Domingos Henrique, Sebastião Lumani, José Muteba, António Silva Malendeca, Alberto Mulozeno e Eugénio Mateus Lopes, para além de outros dois em Luanda sob liberdade condicional.



O tribunal supremo, a Procuradoria-Geral da república, a provedoria de justiça, incluindo o Ministério da justiça a quem endereçamos vários apelos para a libertação destes inocentes, continuam a ignorar o processo, mesmo diante dos apelos da ONU sobre a violação dos direitos humanos, sobretudo direito dos Activistas Políticos em plena democracia, se existe de verdade em Angola.



O regime ignorou também os recursos ordinários e extraordinários que os Advogados de Defesa interpuseram, com o objectivo de revisar as sentenças. Os apelos da Amnistia Internacional e de outras organizações de defesa dos direitos humanos não foram atendidos pelo regime ditatorial.



Para a desgraça dos Activistas, o estabelecimento prisional da Kakanda, na Lunda-Norte, esta sem condições humanas aceitáveis, falta quase tudo, alimentação e medicamentos estão na ordem mais gritante. Três Activistas José Muteba, Sebastião Lumani e Eugénio Mateus Lopes estão doentes e sem os devidos cuidados médicos e alimentação.



O poder judiciário angolano julgou as pessoas sob pretexto de rebelião, tentativa de dividir angola e crime contra a segurança do estado angolano, previsto pelo artigo 26º da Lei 7/78, revogado em Outubro de 2010, num processo altamente viciado com a interferência do SINSE e SIM, onde o Tribunal Provincial da Lunda-Norte foi conivente ao inventar advogados inexistente ao processo, caso de um inocente que aparece aos autos, Sr Dr. Bernardo Lindo Tito e a manipulação de um Estagiário Eduardo Txizeca como defensor oficioso dos arguidos, advogado que nunca teve contacto com o processo.



O nosso apelo a toda a sociedade e as pessoas de bem que defendem o direito, a intervirem a favor dos Activistas Políticos, filhos Lunda Tchokwe presos ilegalmente, já cumpriram as sentenças mas permanecem na cadeia.