quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

LIBERDADE INCONDICIONAL PARA ACTIVISTAS POLÍTICOS DO PROTECTORADO DA LUNDA TCHOKWE


LIBERDADE INCONDICIONAL PARA ACTIVISTAS POLÍTICOS DO PROTECTORADO DA LUNDA TCHOKWE





 Se o ano de 2012 não trouxe novidades para o Manifesto do Protectorado da Lunda Tchokwe em Defesa de Autonomia Administrativa, Económica e Jurídica, o certo é que o ano de 2013 é ímpar  por isso o povo e o nosso movimento, espera novidades ímpares com a LIBERTAÇÃO INCONDICIONAL DE TODOS OS ACTIVISTAS E PRISIONEIROS POLÍTICOS DA NAÇÃO LUNDA, nas masmorras do regime de Luanda.




Em 2013, a luta em busca da Liberdade dos reivindicadores do Protectorado sobre a nobre causa do povo Lunda Tchokwe será mais intensa, contra os tribunais do regime ditatorial, com apoio e gentileza de todas as forças que lutam contra a violação dos direitos inalienáveis e a dignidade dos povos, consagradas na DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS e NA CARTA AFRICANA DOS DIREITOS HUMANOS E DOS POVOS.



Os activistas; Domingos Henrique “Samujaia”, Sebastião Lumani, António Silva Malendeca, José Muteba, Sérgio Augusto, Alberto Mulozeno e Eugénio Mateus Lopes, continuam sob tortura, humilhação, subjugação e brutalidade de uma lei inexistente, injusta a que foram condenados pelo falecido artigo 26º da Lei 7/78 “Crimes contra a segurança de estado”, revogada em Outubro de 2010 pela Assembleia Nacional de Angola.



O Secretario de Estado dos Direitos Humanos Sr. António Bento Bembe, em visita realizada de 15 á 18 de Fevereiro de 2012 a Província da Lunda-Norte, deslocou-se a cadeia da Kakanda, no encontro que teve com os Activistas Políticos do Protectorado e o Secretario Regional da CMJSPLT no Dundo Sr Paulo Muamuene, prometeu que iria contactar os Órgãos competentes da Justiça do regime Angolano para a resolução da questão. Este mesmo Sr. Secretario de Estado António Bento Bembe, em Carta enviada a CMJSPLT no mês de Dezembro, diz que vai “AINDA” investigar se existe ou não violação de direitos humanos e se existe presos ilegais do Manifesto das Lundas na cadeia da KAKANDA, que contradição!- ver noticia publicada dia 21/02/2012 no síte www.protectoradodalunda.blogspot.com, também no dia 2 de Março de 2012 no síte www.paginaglobal.blogspot.com.



O senhor Provedor de Justiça da Republica de Angola Drº Paulo Tjipilica, em seminário realizada em Luanda em Fevereiro de 2012 sobre “Mandado, Função e utilidade do Provedor de Justiça” na União dos Escritores Angolanos, respondendo a uma pergunta de um membro do Manifesto presente no evento, havia também prometido contactar os Órgãos competentes da Justiça do regime para o esclarecimento da questão, o que não aconteceu e o ano 2012 terminou. - Noticia publicada no dia 11 de Fevereiro de 2012 no síte www.protectoradodalunda.blogspot.com.



Outros Órgãos de Soberania do Estado Angolano, prometeram-nos a libertação incondicional dos Activistas Políticos do Manifesto do Protectorado da Lunda Tchokwe em 2012, quando contactassem os Órgãos competentes do poder Judiciário (Tribunal Supremo e a PGR), que continuam a ferro e fogo a ignorarem a revisão das injustas sentenças solicitadas pelos Advogados de Defesa, tudo por causa da mão invisível do poder político.


 A situação contínua inalterada sem solução a vista, para além de que muitos deles já cumpriram com estas mesmas injustas sentenças.



NOSSO APELO



As Organizações de direitos humanos nacionais e internacionais, Jornalistas e activistas cívicos da sociedade civil a continuarem a denunciar esta brutalidade do regime angolano em violar os direitos dos activistas das Lundas, no processo que outros 34 Activistas já se encontram em Liberdade há mais de um ano (2011-2012), por via de HABEAS CORPUS interposto pelos mesmos Advogados de defesa.



Luanda, 2 de Janeiro de 2013.



Comité Executivo Nacional do Manifesto do Protectorado da Lunda Tchokwe