terça-feira, 9 de outubro de 2012

O AUMENTO DA VIOLÊNCIA EM ANGOLA É REFLEXO DA PERVERSIDADE QUE TRIUNFA NO PAÍS ! -- ( I )



O AUMENTO DA VIOLÊNCIA EM   ANGOLA  É  REFLEXO  DA  PERVERSIDADE  QUE  TRIUNFA  NO PAÍS ! -- (  I )



Que Angola  é um dos países mais intolerante politicamente  toda gente minimamente informada sabe disto , e também não é nenhum exagero  colocá-la na lista dos países com grande índice de crimes violentos.


E quanto ao que se lê  e ,  se sabe  dos crimes violentos que ocorrem diariamente por todo o país , nada corresponde com a realidade dos factos , porque muitos além de serem  ocultos e eliminados com grande rapidez os seus rastos .


Pior é que as próprias vitimas muitas  vezes ameaçadas ou não , acabam por  ficar caladas  com  vergonha de mostrarem seus lábios esmurrados pela brutalidade inclemente de seus agressores , e por  medo de sofrerem  represália por parte destes.


Sendo assim , torna-se um pouco difícil apresentar-se  um índice real , e  comparativo com a violência  existente  noutros países com  regimes também perversos , violentos e brutais como o nosso.


Quando num país , os cidadãos são separados entre os obedientes ,  e os desobedientes ou pessoas com grandes responsabilidades mandam  surrar ,  matar e deixam matar   como acontece em Angola , nada se pode esperar senão o aumento da violência em toda sua dimensão.


Quando um regime desarma uma parcela da população , e não muito longe dos olhares curiosos  pela calada das noites arma uma outra parcela mostra que não quer acabar com a violência.

E claro , ninguém pode se admirar que essa vontade bizarra  em  ver sangue alheio salpicando  pelo chão angolano , tarde ou cedo  tome conta de uma juventude que se habitou á utilizar uma pistola ou faca ,  como quem utiliza um cinto para  segurar  suas calças !


O aumento da violência em Angola  também tem haver um pouco pelo o facto do país estar  a viver o pior , e momento mais perverso da sua história .


Com  as  tomadas de posições  cada vez mais musculada de um regime que  se mostra sempre dono da razão , e da verdade mesmo quando a mentira  é o que cada um de nós tem diante dos nossos próprios olhos.


Isto é pelo menos parte de um estudo feito por mim  , com bases em dados fornecidos por pessoas ligadas ao  ministério de saúde , conservatória dos registos criminais ,  policia , serviços secretos e outros órgãos  públicos com quem nunca perdi o contacto.


Poço até mesmo  assegurar que existem outros dados interessantes  em relação as vitimas da violência em Angola , na sua maioria encomendadas , bem planeadas e com objectivos a atingir.

É verdade sim , que infelizmente a violência  existe em toda parte mas qualquer um de nós como angolanos que somos , temos que nos preocupar com Angola que pretende ser comparada como um país onde a vida humana é respeitada .


Acredito que Angola pode  melhorar  e passar á encarar esta preocupante situação de outra maneira , se trocarmos os governantes corruptos e alguns até governando com as mãos cheias de sangue , por outros.

Angola  precisa de governantes que não se preocupam apenas com o kumbú  fácil  , com as  amantes , com os carros , com as contas bancárias , com  as mansões na tuga , e suas paranóia sexuais com crianças.


Não podemos aceitar , que muitas das nossas irmãs em pleno século 21 continuem sofrendo em silencio os abusos , e  comportamento violento de seus maridos ou amantes por medo que sejam mortas.


Nem que angolanos  continuem sendo queimados á gasolina , mortos á tiros nas ruas , nos becos das cidades , nos confins das Lundas  , para não falar daqueles casos em que as vitimas  são perseguidas  até mesmo aos hospitais onde  acabam  por ser eliminadas de uma maneira ou de outra.


Esta  é uma realidade pura  em Angola ,  e não me perguntem por favor como é  que  sei isto , se não vou  para Angola  desde 1981 ? !

Seja como for , meus compatriotas façam algo enquanto é cedo , para mudarmos este estado de coisas , e não  se continuar a encarar a violência  com humor , e forma divertida de se falar  sobre ela. 


Não podemos continuar a permitir , que governantes corruptos , incompetentes  continuem desvalorizando as pesquisas negativas sobre a violência em Angola , os  mesmo de sempre que se apressam procurando argumentos falaciosos e ilusórios para justificarem o injustificável.


Como se não bastasse o modelo perverso e atípico de empossarem batoteiros , e  sujeitarem uma geração inteira á mais humilhante  e revoltante situação de total resignação e vergonha por não terem  como se defender.


O que nos adianta termos uma economia que cresce tão  galopante , se não nos sentimos seguros na nossa própria terra , por causa da violência e intolerância  que aumenta a cada dia que passa !


Como é que a violência pode acabar em Angola se continuamos a vivenciar , todos os dias grupos que são pagos para vandalizar residências de cidadãos que optam pela luta de uma justiça igual para todos ?


Como é que a violência pode acabar em Angola , se o violento se torna famoso e raramente não é recompensado com um lugar na assembleia nacional  ou num  comissariado qualquer  ?


Como é que a violência pode acabar em Angola se os que deveriam condená-la , no fundo são os próprios sustentáculo desta terrível realidade angolana  ?


Quantas pessoas são mortas de todas as maneiras nas nossas aldeias , e só contam para as estatísticas  quando  é para  transformarem  os mortos em eleitores  nos  períodos de batota eleitoral  ?


Infelizmente hoje a violência em Angola anda de braços dados com a corrupção , e ela está no cotidiano  de um país governado por criminosos .


E quem é atento facilmente nota em cada pequeno gesto dos nossos governantes , em cada pequena acção desta gente sem sensibilidade humana que optou pelos raptos ,  e até mesma na maneira e pela  forma como nos tratam por pensarmos e agirmos diferente deles.


Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby