segunda-feira, 22 de outubro de 2012

David Mendes insiste em investigação de José Eduardo dos Santos








Mendes quer processos imediatos contra conhecidas figuras políticas que alegadamente desviaram milhares de milhões de dólares


O advogado e político David Mendes formalizou hoje a reclamação do despacho do Procurador da República que se tinha declarado sem competência para investigar o presidente José Eduardo dos Santos.


A investigação tinha sido pedida por Mendes que alegou que dos Santos e outras proeminentes figuras políticas tinham estado envolvidas no desvio de mais de setecentos e setenta milhões de dólares dos cofres do Estado.


No documento são identificadas contas e datas em que as operações foram alegadamente realizadas.


A procuradoria tinha argumentado “não ter competência para conhecer e mandar instaurar os competentes processos-crime por denúncias feitas contra o Presidente da República”, mas nada disse relativamente ao tratamento que tenciona dar às restantes figuras citadas na queixa, nomeadamente Pierre Falcone, Elísio de Figueiredo e Manuel Vicente, o actual ministro de estado da coordenação económica.


O advogado requereu a reapreciação do despacho e ao mesmo tempo solicitou da procuradoria o prosseguimento do caso abrindo imediatamente o processo contra as pessoas não protegidas pela constituição, nomeadamente Figueiredo, Falcone e Vicente.


Na sua reclamação ao despacho David Mendes pede também que “seja remetido á assembleia nacional a queixa contra o cidadão José Eduardo dos Santos”.


O PP-partido Popular apresentou a queixa a 10 de Outubro do ano passado.


Curiosamente, desde aquela data, o advogado e as organizações às quais se encontra associado, e o património que lhe é afecto passaram a ser alvo de ataques com armas de fogo ou directamente vandalizados sem que a polícia tenha conseguido esclarecer tais ocorrências.


No mês passado foi atingida com disparos de arma de fogo a sede da “Associação Mãos Livres”, ao passo que em Benguela, foi quebrado o vidro traseiro da viatura com a qual circulava.


Por outro lado a Investigação Criminal abriu processo contra David Mendes alegando crime de difamação.


Voanews.com