quarta-feira, 4 de julho de 2012

ALUNOS DO ENSINO PRIMÁRIOS ESTÃO A 4 MESES SEM AULAS NA LUNDA-NORTE





Alunos do ensino primário das localidades ou municípios do Cuilo, Lubalo, Caungula, comunas do Luangue, Muvulege, Camaxilo  e as respectivas aldeias ou bairros estão há mais de 4 meses sem aulas, devido a ausência dos respectivos professores.


O Regime anuncia que haveria de dar Créditos Bancários a todas as pessoas, uma falsa promessa ligada a questões eleitoralistas, numa altura desta, em que a maioria da população é pobre.


Esta promessa fez com que, os professores das localidades acima citadas deslocassem para Saurimo e Cacolo, localidades onde estão sedeadas os Bancos, uns para resolver os seus problemas de salários, outros nem por isso, atras dos didos créditos que nunca saem.


A máquina burocrática é por demais conhecida, a isto, acresce as mentiras, tais como as famosas casas para a Juventude, num vai e vem propagandismo do regime para adormecer o menos atento.


Assim estes desgraçados professores, fizeram-se a cidade de Saurimo há 4 meses, deixado os alunos a sua sorte, sem aulas nem professores substitutos, hoje nem o salario tem, nem o crédito sai e por cima vivendo de boleia em casa de familiares ou amigos, para muitos deles, não tem possibilidade de regressar as suas localidades de origem por falta de dinheiro.


Os referidos municípios, não possuem rede Bancaria, razão pela qual os professores, enfermeiros e outros agentes da função pública são obrigados a deslocarem para Saurimo ou Cacolo, uns para levantar salários, outros para a realização de diversos negócios.


Professores, cuidado agora com o vosso voto no dia 31 de Agosto, para não trocarem a vossa consciência com as promessas do vosso sofrimento no futuro.


Por Muatende Keshi Meso em SAURIMO